Não há surpresa capaz de desmontar o pacto que o Real Madrid tem com a Liga dos Campeões. Neste sábado (1º), o estádio de Wembley, em Londres, assistiu a mais uma amostra do peso da tradição dos merengues na maior competição da Europa. O Borussia Dortmund foi melhor por um tempo todo, não fez o necessário, viu o time espanhol reagir no segundo tempo e ficar com o 15º título continental de sua história após vitória por 2 a 0.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os gols do Real Madrid foram marcados por Carvajal e Vinícius Júnior. O brasileiro apareceu na hora certa e mostrou o porquê de ser apontado como um dos favoritos a levar o prêmio de melhor jogador do mundo. Também há de se destacar o goleiro Courtois. O belga enfrentou lesões ao longo da temporada, voltou à titularidade e fez a diferença para os merengues.
MAIOR DA HISTÓRIA
Os 15 títulos do Real Madrid vieram nas temporadas de 1955-56, 1956-57, 1957-58, 1958-59, 1959-60, 1965-66, 1997-98, 1999-00, 2001-02, 2013-14, 2015-16, 2016-17, 2017-18 e 2021-22. Em 18 finais, só perdeu três. Não há como contestar a dimensão do clube merengue.
COMO FOI O JOGO
O primeiro tempo desbancou a aura de favorito do Real Madrid. O Borussia Dortmund foi muito melhor em todos os setores. Se não fosse por Courtois, o placar não teria terminado zerado nos 45 minutos iniciais. Como de praxe nas últimas decisões europeias, gols se tornaram item raro. Mas se houve um time que mereceu estar à frente foi o alemão.
O Real Madrid voltou do intervalo com mais volume de jogo, tentando apagar a imagem que deixou na etapa inaugural. De fato, os merengues passaram a dominar o jogo e chegar à grande área alemã com maior frequência. O gol ficou mais maduro pelo lado espanhol.
Aos 29, o que estava se desenhando foi concretizado. Após cobrança de escanteio de Toni Kroos, Carvajal subiu na primeira trave para desviar e colocar o Real Madrid em vantagem em Wembley.
A vantagem no placar não diminuiu o ímpeto merengue. Camavinga, Nacho e Kroos exigiram grandes defesas do goleiro Kobel. Mas a noite londrina tinha de premiar os destaques técnicos do Real Madrid. Aos 38, Bellingham se aproveitou de falha de Maatsen, encontrou Vini Jr. pela esquerda, que chutou cruzado e fez o segundo.
FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 0 X 2 REAL MADRID
BORUSSIA DORTMUND – Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can (Malen), Sabitzer e Brandt (Haller); Sancho, Füllkrug e Adeyemi (Reus). Técnico: Edin Terzic.
REAL MADRID – Courtois; Carvajal, Rüdiger, Nacho e Mendy; Valverde, Camavinga, Kroos (Modric) e Bellingham (Joselu); Rodrygo (Éder Militão) e Vini Jr. (Lucas Vázquez). Técnico: Carlo Ancelotti.
GOLS – Carvajal aos 29 e Vinícius Júnior aos 38 minutos do 2º tempo.
ÁRBITRO – Slavko Vincic (Fifa-ESL).
CARTÕES AMARELOS – Schlotterbeck, Hummels, Sabitzer e Vinícius Júnior.
PÚBLICO – Não disponível.
LOCAL – Estádio de Wembley, em Londres.