Os australianos estão se sentindo em casa durante a preparação para a Copa do Mundo no Estado. Com o céu parcialmente nublado e a temperatura de 25ºC, o primeiro treino da seleção da Austrália na Arena Unimed Sicoob, em Cariacica, durou cerca de 1h30 nesta sexta-feira (30). O clima em terras capixabas lembra muito o que eles vivenciam no país da Oceania. “O clima quente é semelhante ao da Austrália e isso possibilita uma boa preparação na cidade”, disse o lateral Jason Davidson.
O público convidado, formado por profissionais da imprensa mundial e capixaba, acompanhou todos os detalhes do desempenho dos jogadores, a partir das 11 horas. “This is our story. We are the socceroos” (Esta é a nossa história. Nós somos a Seleção Australiana) é a saudação nos banners afixados nos muros do campo. A delegação se deparou com um gramado novinho em folha.
Antes de saírem do Hotel Senac, na Ilha do Boi, os atletas tiveram uma preparação na piscina. O deslocamento do ônibus da seleção da Austrália contou com a escolta de batedores da Polícia Federal e da Polícia Militar. Em campo, o time foi dividido em dois grupos para um trabalho tático no campo, com toques rápidos.
Coletiva
A estada na capital está agradando aos australianos. “Olá, boa tarde, a cidade de Vitória é muito bonita e fantástica”. Ao falar em português, o lateral Jason Davidson, 22 anos, surpreendeu os jornalistas na entrevista coletiva. Ele explicou que entende um pouco da Língua Portuguesa porque jogou durante dois anos em Portugal.
Em seguida, retomou a fala em inglês. Além de elogiar a beleza natural de Vitória, Jason disse que o clima quente é semelhante ao da Austrália e isso possibilita uma boa preparação na cidade, já que eles vão fazer o primeiro jogo da Copa (em 13 de junho, contra o Chile) em Cuiabá, capital de Mato Grosso, que também registra altas temperaturas diariamente.
Jason afirmou que a população capixaba é bastante receptiva e que está gostando do ambiente e do Espírito Santo, onde acredita ter uma boa sequência de treinamentos. Porém, justificou que os jogadores ainda estão se acostumando com o fuso horário de 12 horas.
O zagueiro Matthew Spiranovic, 25 anos, disse que a cidade de Vitória é tranquila e isso contribui para a concentração. Avaliou como sensacional e dentro dos padrões internacionais o gramado do estádio preparado para os treinamentos. Disse ainda que a bola “Brazuca” é leve e semelhante às outras dos jogos da Seleção.
Treinos
Neste sábado (31), às 11 horas, a equipe faz um treino aberto na Arena Unimed Sicoob. Três mil convidados terão direito a assistir às atividades da Austrália. Na segunda (2), haverá um jogo-treino contra o Paraná Clube, às 13 horas, no mesmo local.
Chegada
A seleção australiana chegou ao Estado após 22 horas de voo na última quarta-feira (28). O primeiro treino, que seria nesta última quinta-feira (29), foi adiado para que eles pudessem descansar, mas a delegação fez uma rápida caminhada nas areias da praia da Curva de Jurema.
Uniforme verde e amarelo
Seu uniforme é nas tonalidades de verde e amarelo, lembrando muito a Seleção Brasileira. Isso porque, ao contrário de muitos selecionados nacionais que baseiam suas cores na bandeira, a seleção australiana usa como base as cores de uma planta típica do país, a acácia, que tem folhas verdes e flores amarelas.
O time alcançou um feito sonhado por muitos colaboradores da Federação Australiana de Futebol, com sua classificação para uma Copa do Mundo, pela primeira vez, sem a necessidade de enfrentar a repescagem.