Esportes

Vitória e Real Noroeste conhecem os adversários na 1ª fase da Série D

Os times capixabas estão no Grupo 6, com Athletic, Democrata GV, Resende, Portuguesa-RJ, Nova Iguaçu e Santo André. Estreia deve ocorrer nos dias 6 ou 7 de maio

Foto: Breno Bonfá/Henrique Montovanelli/FES

Após a eliminação na Copa do Brasil, Real Noroeste e Vitória voltam as atenções para outra competição nacional e principal objetivo das equipes neste ano de 2023: o Campeonato Brasileiro Série D. E na noite desta sexta-feira (03) os representantes capixabas conheceram seus adversários na primeira fase da 4ª divisão nacional.

Assim como nos últimos anos, os dois times capixabas vão dividir o mesmo grupo, neste caso ambos estão na chave 6. Além de Vitória e Real Noroeste, o grupo também conta com Athletic-MG, Democrata-MG, Resende-RJ, Portuguesa-RJ, Nova Iguaçu-RJ e Santo André-SP.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na tabela básica divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as equipes estreiam na competição nacional no final de semana dos dias 6 e 7 de maio. 

Atual bicampeão capixaba, o Real Noroeste abre a competição fora de casa, contra a Portuguesa-RJ. Por outro lado, o Vitória joga em casa na 1ª rodada, contra o Resende.

Retrospecto

Esta será a terceira participação de ambos os times no Campeonato Brasileiro Série D. O Real Noroeste disputou a competição nos anos de 2020 e 2022. Na primeira vez, avançou na fase de grupos e caiu para o Brasiliense na segunda fase após empatar em casa e perder por 3 a 0, em Brasília. 

Já na temporada passada, teve sua melhor campanha ao chegar nas oitavas de final, quando foi eliminado pelo Caxias somente na disputa por pênaltis. A equipe de Águia Branca retorna ao torneio por conquistar novamente o Capixabão, sendo o atual bicampeão capixaba.

LEIA TAMBÉM: Serra e Porto Vitória ficam no empate e podem perder posições no Capixabão

O Vitória, por sua vez, participou da Série D por duas vezes consecutivas, nos anos de 2019 e 2020. Na primeira delas o Alvianil de Bento Ferreira avançou na vice-liderança do seu grupo na primeira fase, eliminou o Brasiliense na segunda, mas caiu para o Ituano nas oitavas de final em jogo polêmico, em que o time foi prejudicado por um erro de arbitragem que influenciou no resultado da partida.

Porém, no ano seguinte, o time da capital teve seu pior desempenho na competição nacional. Ainda na primeira fase, o Alvianil terminou na 6ª posição do seu grupo e não consegui avançar para o mata-mata da Série D daquele ano. O Vitória volta ao torneio após ficar com o vice-campeonato do Capixabão 2022.

LEIA TAMBÉM: Botafogo no ES: mais de 5 mil ingressos vendidos para jogo no Kleber Andrade

Série D 2023

Em 2023, o Campeonato Brasileiro Série D mantém a fórmula de disputa dos últimos anos. Os 64 clubes foram divididos em 8 grupos, onde se enfrentam em turno e returno. Os quatro mais bem classificados, de cada chave, avançam para a segunda fase, quando começa o mata-mata. 

A partir desta fase, a competição é decidida em jogos de ida e volta. Os futuros semifinalistas garantem o acesso para a Série C do Brasileirão em 2024.