Vitória está recebendo o 53º Campeonato Brasileiro de Optimist, que reúne cerca de 300 velejadores, entre 7 e 15 anos, brasileiros e estrangeiros, na capital do Estado. O torneio segue até a próxima terça-feira (14).
As fases classificatórias da competição seguem até este sábado (11). As finais estão programadas para as próximas segunda (13) e terça-feira (14), quando será realizada a premiação e o encerramento oficial do evento.
LEIA TAMBÉM:
Nem Palmeiras, nem Flamengo: Teixeira libera Pix de R$ 42 mi por Rony para Pedro Caixinha no Santos
Roberto Carlos nega estar morando no CT do Real Madrid
Entre os jovens velejadores da competição, estão atletas da Argentina, Peru e Estados Unidos, além dos brasileiros vindos de diversos estados. O evento é promovido pelo Iate Clube do Espírito Santo (ICES).
A vela é uma das modalidades mais vitoriosas do Brasil, com 19 medalhas olímpicas, sendo oito de ouro. O Comodoro Fabiano Pereira destacou que o evento prepara “uma nova geração de velejadores que honrem a tradição brasileira”
Segundo o comodoro, a classe Optimist ajuda crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades técnicas, disciplina e amor pelo mar.
“Trabalhamos para ranquear bem nossos atletas e formar futuros campeões”, ressalta.
Para o diretor de Vela, Victor dos Santos Neves Filho, a flotilha do Espírito Santo vai disputar pelo pódio. Mariana Santos Neves conquistou o segundo lugar geral e o primeiro lugar feminino nas regatas preparatórias para a competição. Entre os meninos, Nicolas Jungue foi o melhor capixaba na classificação geral masculina.
Condições climáticas
Conhecida como “Ventória” pela força dos ventos, Vitória apresenta condições climáticas que tornam a raia local uma das melhores do Brasil.
Para garantir a segurança dos atletas, a Comissão de Regata estabeleceu um limite de 16 nós (cerca de 28 km/h) para a realização das provas. O limite considera não apenas a intensidade do vento, mas também as condições do mar
Vitória como sede
O comodoro destacou o ICES como sede do evento.
“Recebemos o Campeonato Brasileiro em 2017, mas este ano estamos ainda mais preparados para atender a um número maior de atletas”, afirmou.
Além de sua importância local, o campeonato é crucial no cenário nacional e internacional. As regatas definem o ranking brasileiro, que, junto com uma seletiva, selecionará os representantes para os campeonatos internacionais de maior prestígio, como o Mundial, Sul-Americano, Asiático, Africano e Norte-Americano.