Esportes

Viviane Pereira supera argentina por decisão unânime no boxe

Brasiliense Viviane Pereira estreia no Pan de Santiago com vitória sobre a argentina Lorena Balbuena

Foto: Miriam Jeske/COB

Um dia após Luiz Oliveira, o “Bolinha”, largar bem no boxe, nesta sexta-feira (20) foi a vez de a primeira representante do feminino também se destacar. Viviane Pereira se impôs a luta inteira diante da argentina Lorena Balbuena para se garantir nas quartas de final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Na terça-feira, Viviane, 24 anos, encara a experiente panamenha Atheyna Bylon, que superou Eyed Angel George, de Trinidad e Tobago, por nocaute técnico.

“Eu me senti muito bem. Como acontece em todas as lutas, a primeira foi com nervosismo e ansiedade. Mas eu fiz o trabalho que a gente vem realizando. Treinamos bem e sei que vamos chegar lá”, disse Viviane, que está de olho na classificação olímpica para Paris/2024: “São várias lutas, sei que vamos levar a medalha e conquistar a classificação para Paris-2024. O Brasil está bem”.

No primeiro assalto, Viviane se esquivou bem das investidas da argentina, que buscava o combate o tempo todo. A brasileira teve frieza para controlar a luta, foi para cima nos momentos certos e deixou o resultado muito bem encaminhado a partir do segundo assalto. No terceiro, Viviane chegou a tropeçar, mas não se desconcentrou e conteve a agressividade de Balbuena.

A brasiliense, que fez parte da seleção brasileira no ciclo anterior e retornou após se sagrar campeã brasileira, se mostrou satisfeita com o resultado e otimista com a campanha do Brasil nos ringues em Santiago. As duas finalistas da categoria até 75kg garantem vaga nos Jogos Olímpicos do ano que vem.

“Vivi é uma atleta em desenvolvimento, sentiu um pouco a parte psicológica, o que é normal, mas está muito bem treinada técnica e fisicamente. Para ela é muito importante participar de um evento grande como esse e, aos poucos, ela vai se soltando”, avaliou o técnico da seleção brasileira, Mateus Alves.