Você sabia que a proteína não é a única aliada da saúde muscular?

A saúde muscular é um dos pilares fundamentais para o bem-estar geral e a longevidade. Embora muitos associem o fortalecimento muscular exclusivamente à ingestão de proteínas, além de exercícios físicos, a realidade é que a manutenção e o fortalecimento dos músculos dependem de uma abordagem mais holística. Além de impedir a sarcopenia -condição caracterizada pela perda progressiva de massa muscular e força, o músculo saudável é crucial para evitar complicações e melhorar o prognóstico de diversas condições de saúde.

Um estudo recentemente publicado no JAMA (The Journal of the American Medical Association) com 6.000 participantes destacou a gravidade da sarcopenia. Os resultados mostraram que tanto a sarcopenia quanto sua associação com a obesidade aumentaram em 30% o risco de mortalidade ao longo de dez anos. Isso enfatiza a importância dos músculos, que representam de 30% a 40% do corpo humano.

A nutricionista da Vitafor, Lucila Santinon, especialista em suplementação alimentar, explica que prevenir a perda muscular envolve mais do que somente uma dieta rica em proteínas. Requer uma combinação que engloba:

-Suplementação de colágeno, com associação de vitaminas e nutrientes, pode auxiliar ainda mais neste processo.

-Exercícios de resistência e força, eles são cruciais para estimular o crescimento e a manutenção muscular.

-Higiene do sono, pois, ao dormir, hormônios importantes para a reparação tecidual são liberados.

-Exercícios funcionais que contribuem para a melhoria da coordenação e força.

A suplementação pode ser uma grande aliada para a saúde muscular, especialmente com a idade. Segundo a nutricionista Lucila, da Vitafor, suplementos como Whey Protein e colágenos, além de aminoácidos -creatina, glutamina e BCAA- são essenciais. Estes auxiliam na construção e reparo tecidual, ósseo e celular.

A especialista alerta também que, logicamente, as proteínas são essenciais para a saúde muscular, porém, sem os cofatores e as vitaminas, sua absorção pode ser comprometida. “O organismo precisa ter níveis adequados de Vitaminas em geral e principalmente, com essa finalidade, complexo B, Vitamina D, C, Zinco entre outros micronutrientes”, explica a nutricionista.

Esse cuidado multidisciplinar que melhora a condição física, contribui significativamente para o bem-estar mental e emocional, e proporciona uma longevidade mais plena e saudável. “Por isso, é fundamental ter prescrição e acompanhamento por um profissional da saúde”, reforça a especialista da Vitafor.