
Os velejadores capixabas já podem se preparar para a regata mais tradicional da Grande Vitória. A 69ª edição da Regata Volta da Taputera, realizada pelo Iate Clube do Espírito Santo (ICES), acontece no próximo final de semana, no sábado (11) e domingo (12).
Espera-se em torno de 150 navegantes que percorrerão aproximadamente 16 km na Baía de Vitória. O evento náutico reúne todas as gerações de velejadores e oferece um percurso desafiador e com um visual de tirar o fôlego.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“É uma felicidade imensa promover esse evento que já se tornou tradição no calendário de esporte náutico capixaba, valorizando as belezas do Espírito Santo e incentivando a prática esportiva. O trajeto é espetacular”, destacou o comodoro do Iate Clube do Espírito Santo, Fabiano Pereira.
Tradicionalmente, o percurso sai da praia de Camburi, nas imediações da ilha do Socó em direção a Taputera, pedra submersa marcada por uma bóia em frente ao Museu da Vale, em Argolas.
Para barcos de classe Monotipo a largada será no píer do ICES, fazendo contorno na pedra da Taputera por bombordo e retorno ao Iate Clube, passando por fora da Ilha Rasa e Ilha da Gaeta de Fora.
Já para as classes de Optimist e Wind devem montar a bóia laranja por bombordo nas proximidades do clube Álvares Cabral. Na categoria Oceano, o bombordo ficará nas imediações do Porto de Vitória, próximo ao cais das barcas, com chegada no canal do Iate Clube. Será obrigatório, passar por fora da Ilha Rasa e Ilha da Gaeta de Fora.
O Diretor de Vela do Iate Clube, Victor Santos Neves Filho, conta que o percurso oferece muitos desafios aos navegantes. “A prova é maravilhosa pelas belezas, e oferece também muitos desafios. É um local com muita corrente marítima e os ventos mudam bastante, tem que fazer várias manobras”.