No ringue

Yuri Falcão, sobrinho dos irmãos Esquiva e Yamaguchi, vence campeão olímpico de boxe

Sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão conquista vitória histórica na etapa do Brasil da Copa do Mundo de Boxe, em Foz do Iguaçu

Yuri Falcão está na semifinal da etapa da Copa do Mundo (Foto: @douglasragi / @officialworldboxing)
Yuri Falcão está na semifinal da etapa da Copa do Mundo (Foto: @douglasragi / @officialworldboxing)

O boxeador capixaba Yuri Falcão, de 22 anos, conquistou uma vitória inesquecível na etapa brasileira da Copa do Mundo que acontece em Foz do Iguaçu (PR).

Sobrinho dos irmãos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Yuri venceu o atual campeão olímpico da categoria 65kg, o uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev.

Leia também:

Capixaba é convocado para buscar o hepta com a seleção brasileira de beach soccer

Rio Branco abre venda antecipada de ingressos para a final do Capixabão; veja os valores

Morre treinador de vôlei Robinho, campeão com a seleção capixaba

Vitória de Yuri Falcão é comemorada pela equipe

 Yuri Falcão estreou na etapa da Copa do Mundo na terça-feira, quando venceu Almat Adbuali, do Cazaquistão. Ele voltou ao ringue na noite de quarta, para o combate pelas quartas de final da sua categoria.

O adversário foi o uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Paris-2024. E o capixaba Yuri “The Chosen” Falcão venceu a luta por 3 a 2.

Com o resultado, Yuri avançou para a semifinal da etapa da Copa do Mundo. Na sexta-feira (4), ele enfrenta o inglês Patris Mulghalzai, valendo vaga na final.

A vitória sobre o campeão olímpico foi muito comemorada por toda a equipe brasileira que compete em Foz do Iguaçu.

“Foi uma luta muito intensa. Eu já sabia que iria ser assim. Ele é o atual campeão olímpico, um atleta muito duro. Só que eu já o conhecia de outros campeonatos e eu dormi pensando nesta estratégia. Entrar calmo, não deixar levar pelo nervosismo, pela ansiedade, e eu consegui colocar o meu jogo e deu certo. Essa comemoração que juntou todo mundo e me jogou pelo alto, isso é bom demais! Ali eu vi que não tem pra ninguém e que vamos chegar na final e sermos campeões”, comemorou Yuri.

Veja o vídeo da comemoração:

Quem é Yuri Falcão

Yuri Falcão é sobrinho dos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, nas Olimpíadas de Londres/2012.

Em 2023, Yuri foi medalhista de bronze no Pan de Santiago, no Chile. Na sequência, ele buscou vaga olímpica categoria até 63,5 quilos, mas foi eliminado pelo jordaniano Obada Al-Kasbesh no Pré-Olímpico em Busto Arsizio, na Itália.

O capixaba faz parte da seleção brasileira permanente e já iniciou o ciclo olímpico para buscar uma vaga nos Jogos de Los Angeles-2028.