No dia 14 desta semana foi celebrado o dia mundial do café. O ouro verde, como ficou conhecido, é consumido ao redor do mundo há séculos e se mantém como um importante motor da economia brasileira e capixaba. Quer entender como esse pequeno grão é capaz de movimentar um universo de investimentos?  Aqui vão algumas curiosidades!

Alguns números

1) Brasil é líder mundial O país é responsável por um terço da produção mundial de café: o maior produtor do mundo. Em 2020, registrou-se recorde no volume de café exportado: 44,5 milhões de sacas, um aumento de 9,4% na comparação com 2019, de acordo com a Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). 2) Espírito Santo é destaque nacional Em 2020, o estado foi o segundo maior produtor de grãos de café no Brasil. Além disso, cerca de 78% da produção nacional de café conilon é capixaba. Outro dado interessante: 43% do PIB agrícola capixaba vem do café. Por fim, a produção de sacas em fevereiro de 2021 foi de 395 mil, a melhor desde 1999. A fonte dessas informações é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 3) A produção cresceu mesmo durante a crise Segundo a Embrapa, o número de sacas de 60 quilos produzidas foi de 62 milhões. Esse volume é 25% maior do que a produção de 2019. Por outro lado, 21,2 milhões foram consumidas em 2020. 4) Movimentação global Em 2020, o Brasil registrou um recorde no volume de café exportado: 44,5 milhões de sacas, um aumento de 9,4% na comparação com 2019. Por outro lado, as vendas globais de café no varejo em 2017 chegaram a US$ 83 bilhões. História do café 5) O plantio Até o século XVII apenas os árabes produziam café. Alemães, italianos e franceses, por exemplo, tentaram produzir o grão de várias formas. Os holandeses foram os primeiros a conseguirem mudas, que estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã. 6) Há séculos o Brasil é referência quando o assunto é café O país era o maior exportador de café em 1860, quando o número estimado de sacas produzidas era de 26 milhões. 7) A origem do cultivo no Brasil A primeira plantação aconteceu em 1727 no estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa. Desde então, o café mudou a realidade do brasileiro, possuindo seu próprio ciclo econômico e responsável pela geração de emprego e renda ao redor do país.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.