A Marmomac Brazil – antiga Vitória Stone Fair – será realizada, pela primeira vez, em São Paulo na próxima semana, entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Apesar de ter mudado de estado, a feira será protagonizada por empresas do Espírito Santo: segundo a organização, pelo menos 45% das marcas expositoras são capixabas. Em 2025, a expectativa é que o encontro movimente R$ 1 bilhão em negócios, com 200 marcas expositoras e 15 mil visitantes de todo o Brasil e de 60 países.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Mudança de local visa ampliar a visibilidade do setor, aponta organização
A Marmomac Brazil ocupará 14 mil metros quadrados, com expectativa de atrair 15 mil visitantes de mais de 60 países, incluindo os tradicionais EUA, China, Itália e México. Ao todo, serão cerca de 200 marcas expositoras e, de acordo com a organização da feira, 45% das empresas são capixabas – entre elas, nomes como Magban, Gramazini e Brasigran.
Segundo Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa responsável pela Marmomac Brazil, a mudança de local – de Vitória para São Paulo – visa atrair novos públicos para o evento e aumentar a visibilidade das empresas da cadeia de rochas no Brasil e no mundo.
“A expansão para São Paulo, com o novo nome, marca um passo setorial estratégico para consolidar o Brasil como referência global no arranjo produtivo de rochas naturais. Queremos ampliar a visibilidade do setor, reforçar o posicionamento de nossas pedras como referências globais e atrair o mercado interno e públicos que nunca olharam para o Brasil como protagonista no segmento”, destaca Flávia Milaneze.
Ed Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), aponta que o evento é uma oportunidade para que empresários capixabas possam realizar negócios com o Brasil e o mundo.
“O setor de rochas naturais no Espírito Santo é responsável por aproximadamente 10% do PIB estadual. Ele representa 30% dos postos de trabalho gerados pelo segmento no Brasil e 52% da mão de obra com nível superior contratada pelo setor em todo o país. Temos certeza de que ações como a Marmomac Brazil e várias outras em curso por intermédio do Centrorochas, se converteram em desenvolvimento, agregando valor não apenas à economia, mas também à sociedade capixaba e brasileira”, reforça o presidente.
Empresas capixabas vão participar de rodadas de negócio com compradores internacionais
Além da exposição de produtos, a programação da Marmomac Brazil contará com palestras e rodadas de negócio promovidas pelo “It’s Natural – Brazilian Natural Stone”, programa promovido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
De acordo com Tales Machado, presidente do Centrorochas, a ação envolverá 22 empresas brasileiras participantes – todas sediadas no Espírito Santo, maior estado exportador de rochas naturais do Brasil –, que serão conectadas com compradores internacionais de países como Canadá, Índia, México, Países Baixos, Polônia, Romênia, Taiwan e Estados Unidos.
“Essa ação faz parte de uma estratégia sólida de inserção global, criando oportunidades para que as empresas brasileiras de rochas naturais se mantenham conectadas com os mercados-alvo, fortaleçam parcerias internacionais e consolidem o Brasil como referência em qualidade, diversidade de materiais e inovação setorial”, explica Machado.
Leia também:
Setor de rochas exportou 12% a mais em 2024, mesmo com problemas logísticos
Investimento de fundo na graniteira Decolores inaugura novo momento na indústria de rochas capixaba