Folha Business

Brazilian Regional Markets: em Brasília, evento da Apex terá presença de Geraldo Alckmin

Brazilian Regional Markets: em Brasília, evento da Apex terá presença de Geraldo Alckmin

A capital federal receberá, nesta terça-feira (18), a primeira edição do ano do Brazilian Regional Markets – evento promovido pela Apex Partners, que reunirá lideranças políticas, empresariais e investidores para debater oportunidades de desenvolvimento econômico fora do eixo Rio-São Paulo. Entre os nomes confirmados no encontro estão Geraldo Alckmin (Vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Renato Casagrande (Governador do Espírito Santo).

Após Brasília, São Paulo e Nova York também vão receber edições do BRM em 2025

O evento, que será realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada, visa impulsionar o reconhecimento e os investimentos nos mercados regionais brasileiros. Esses estados, fora do eixo Rio-São Paulo, representam 59% do PIB industrial brasileiro, 91% do PIB agropecuário e 90% da geração de energia renovável no país.

A edição de Brasília reforça como a sinergia entre o setor público e privado pode ampliar investimentos e fortalecer a competitividade dos estados. A programação do evento inclui painéis com temas estratégicos, como “Integração entre Governo Federal e Governo Estadual para desenvolvimento dos mercados regionais”; e “Parcerias Público-Privadas: impacto no desenvolvimento regional do Brasil”.

Para os debates, o contará com a presença de nomes de peso do cenário nacional, incluindo Geraldo Alckmin (Vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Renato Casagrande (Governador do Espírito Santo), Munir Abud (Diretor-presidente da Cesan), André de Angelo (CEO da Acciona Brasil), Fernando Cinelli (Fundador e Presidente da Apex) e Weverson Meireles (Prefeito de Serra, ES).

Fernando Cinelli, fundador e presidente da Apex, destaca que o ‘BRM’ tem sido um espaço essencial para conectar os mercados regionais brasileiros ao mercado de capitais brasileiro global, promovendo discussões estratégicas sobre setores fundamentais, como agronegócio, infraestrutura, energia, comércio exterior e mineração.

“Quando desenvolvemos uma iniciativa como esta, buscamos construir um calendário de eventos pautados nos dados e oportunidades relevantes que possam atrair a atenção de investidores e tomadores de decisão. Na nossa visão, isso é fundamental para contribuir com o desenvolvimento nacional, continuar perenizando a descentralização do crescimento brasileiro, para que o Brasil possa ter uma maior difusão de oportunidades de investimento e de prosperidade para toda a população”, reforça Cinelli.

A expectativa é que a edição na capital federal fortaleça ainda mais o movimento iniciado pelo BRM, que já reuniu mais de 1.300 participantes e 80 palestrantes de renome nacional em edições anteriores, consolidando-se como um dos principais fóruns de fomento à economia regional brasileira.

Em 2025, o encontro Brazilian Regional Markets já tem outras duas edições confirmadas: em São Paulo, no dia 26 de março; e em Nova York, no dia 12 de maio.

Ricardo Frizera Colunista
Colunista
Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa.