A Cachaçaria Princesa Isabel do norte do Espírito Santo, em Linhares, recebeu mais uma premiação internacional. A cachaça Soleira 2023 conquistou a medalha de ouro no “Spirits Selection International Competition 2023“, realizada em Treviso, na região do Veneto, na Itália. Este concurso, dedicado a bebidas com uma graduação alcoólica mínima de 15%, contou com a avaliação de um júri internacional composto por 138 especialistas de diversas nacionalidades.

Cachaça premiada veio a partir de um lote especial de 700 garrafas

A Cachaçaria Princesa Isabel fica localizada na Fazenda Tupã na cidade de Linhares, às margens do Rio Doce. Ao longo dos anos, a marca vem conquistando premiações internacionais O proprietário da Cachaçaria Princesa Isabel, Adão Celia, acredita que participar desses concursos é uma maneira de aprimorar os produtos, entender o mercado e obter reconhecimento pela qualidade. O destaque da cachaça premiada está no sistema de envelhecimento utilizado, conhecido como sistema de soleira. Em uma edição especial divulgada em agosto, as 700 garrafas produzidas esgotaram em 24 horas com vendas nas redes sociais. “Esta cachaça única passou por um processo de envelhecimento inspirado na tradição espanhola, com a madeira sendo gradualmente trocada.O processo de soleira é uma técnica artesanal e minuciosa que envolve o envelhecimento da bebida em diferentes tipos de madeiras cuidadosamente selecionadas”, explicou Celia. Ao todo, seis tipos diferentes de madeiras: Jequitibá Rosa, Amburana, Castanheira, Jaqueira, Ipê e Freijó, cada uma com características únicas e notas sensoriais especiais à bebida. Uísques, conhaques, brandies, rum, vodcas, gins, piscos, grappas, baijiu, tequila, etc. foram avaliados e classificados por um painel de especialistas reconhecidos internacionalmente. Entre os principais produtores de bebidas espirituosas, a França foi premiada com 183 bebidas, seguida pela China com 170 medalhas, Brasil, com 99 medalhas, Itália, 91 medalhas e México com 80 medalhas. Em relação à proporção de medalhas por inscrições, o Brasil ficou em primeiro lugar com 41% das inscrições ganhando prêmios, seguido pela Itália com 37%.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.