Renato Ribeiro e Renata Ribeiro (Cachaçaria 3R)
Renato Ribeiro e Renata Ribeiro (Cachaçaria 3R)

A Cachaçaria 3R, localizada em Buenos Aires, Guarapari, se prepara para entrar no mercado internacional ainda em 2025. Com apenas quatro anos de história, a empresa fará sua primeira exportação para Portugal, um destino promissor para o destilado brasileiro.

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“O mercado europeu tem exigências ainda mais rigorosas do que as brasileiras, mas isso também abre portas. Estamos finalizando os trâmites para exportar para Portugal, e nossa expectativa é expandir para outros países em seguida”, diz Renata Teixeira Ribeiro, Sommelier de Cachaça.

A preparação para a exportação exigiu um alto investimento. “É um processo complexo, que envolve desde a obtenção de registros aduaneiros até um estudo detalhado sobre regulamentações internacionais. Mas acreditamos que há uma grande demanda no exterior, e queremos entrar nesse nicho de forma estruturada e com um produto de excelência”, explica.

A Cachaçaria 3R tem quatro anos de existência. Para a sua fundação, os proprietários buscaram certificações junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e implementaram boas práticas de produção. 

“Desde o início, prezamos pela qualidade e segurança da bebida, pois sabemos que se trata de um produto com impacto social. Nosso foco sempre foi oferecer algo da melhor forma possível e com mínimo risco”, destaca Renata.

Qualidade e Premiações

A 3R já possui 50 rótulos, investindo fortemente em barris de madeiras nobres como jequitibá, amendoim e carvalho. Esse cuidado com a qualidade se reflete nas premiações recebidas. Em 2024, a cachaçaria conquistou a Honra ao Mérito Sensorial no concurso New Spirits, realizado em Minas Gerais, e também foi reconhecida no Caipirinha Festival Espírito Santo.

“Desde o início, percebemos que tínhamos um produto diferenciado. A qualidade sensorial era evidente, e os turistas que nos visitavam sempre elogiavam. Encaminhamos nossa cachaça para concursos e recebemos reconhecimento. Isso nos deu ainda mais segurança para buscar o mercado externo”, afirma.

Turismo e valorização da produção local

Além da produção e exportação, a cachaçaria também se destaca no turismo de experiência. Localizada na Rota da Ferradura, em Buenos Aires, Guarapari, a 3R recebe cerca de 5 mil visitantes por mês. Durante as visitas, é possível conhecer todo o processo produtivo e degustar diferentes variedades da bebida.

Outro diferencial da 3R é o compromisso com os produtores locais. “Nosso objetivo sempre foi fortalecer a cadeia produtiva. Por isso, adquirimos 100% da produção dos agricultores que se disponibilizam a atender nossa demanda, gerando impacto positivo na economia da região”, ressalta Ribeiro.

O Espírito Santo se destaca no cenário nacional da cachaça. De acordo com o Anuário da Cachaça de 2024, o estado ocupa a terceira posição no país em número de alambiques registrados, com um total de 81 estabelecimentos. Além disso, 48,7% dos municípios capixabas possuem pelo menos uma cachaçaria formalmente registrada.

O mercado da cachaça no Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de cachaça em volume total, atrás apenas de China e Estados Unidos. O setor movimenta cerca de R$ 15,5 bilhões anualmente e conta com mais de 1.200 produtores registrados.

A cachaça é reconhecida oficialmente como um produto brasileiro pelo Decreto Federal 4.062/2001, que define as expressões “Cachaça”, “Brasil” e “Cachaça do Brasil” como indicações geográficas. Esse reconhecimento tem sido fundamental para a defesa e proteção da bebida em âmbito internacional.

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Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.