Há pelo menos um mês, os cafés arábica em grãos torrados ou moídos das montanhas capixabas lideram as vendas de cafés especiais no maior site de e-commerce do mundo, o Amazon. Descubra qual a seguir.
Programa Mundo Business conversa com empresário que contratou 1500 na pandemia
Carioca de nascença (o jeito leve não deixa mentir), Amós começou a trabalhar aos 16 anos. Veio pro Espírito Santo para trabalhar na montagem da Aracruz. Depois da privatização da Telebras em 1999, começou a montar o seu negócio. Na época telemarketing, hoje virou o ‘contact center’ Sollo Brasil. Com 2500 funcionários (90% mulheres, “por isso o negócio deu certo”), foi uma das empresas do estado que mais gerou emprego durante a pandemia: 1500 novas contratações. Atende PicPay, Cesan, Unimed, entre outros. Já fatura R$120 milhões ao ano ao lado do seu filho Vinícius e da sua equipe. Acompanhe esse bate-papo amanhã no Programa Mundo Business, na TV Vitória, às 10h.
Produto voltou a se esgotar na Amazon
O estoque dos blends produzidos nas montanhas do Espírito Santo com a marca “Pronova Coffee Stories”, pertencente à Coopeavi, foi citado como o café em grãos mais vendido da Amazon Brasil. O produto esgotou e os produtos chegaram a ficar indisponíveis no portal na última semana de março. Na semana passada, a Coopeavi entregou pedido de mais 4.500 pacotes de 250g e 500g à Amazon para manter as vendas dos cafés finos para usuários da plataforma de todo o Brasil– que ja está esgotado. Os assinantes “Prime” tem frete grátis, o que sai mais vantajoso para o consumidor que é apreciador de cafés com perfis diferenciados. “Fica mais barato do que comprar diretamente conosco”, afirma o gerente de café especial da Coopeavi, Carlos Zardo. As transações com a Amazon tiveram início em 2019, quando o volume ainda era insignificante. Por isto, a cooperativa toma como base as vendas dos últimos dois anos. Segundo o gerente, os pedidos aumentaram 2.800% até o primeiro trimestre de 2022. Foram mais de 10 mil pacotes de café vendidos, em torno de R$ 280 mil. “É um valor bem significativo em se tratando de cafés especiais”. O crescimento médio anual nas vendas para a Amazon passa de 450%, destaca o gerente. Zardo avalia que o sucesso das vendas dos cafés na Amazon se deve à qualidade do produto e ao custo mais acessível ao consumidor. “Como somos cooperativas e temos acesso direto ao produtor, o verdadeiro dono da cooperativa, conseguimos chegar a um preço mais reduzido que uma empresa privada convencional”.