A Yooga – empresa capixaba referência em soluções de gestão para o foodservice – anunciou a aquisição da Kuppi, startup carioca especializada em impulsionar vendas no WhatsApp. A negociação, que não teve seu valor divulgado, marca um movimento estratégico da Yooga para expandir sua atuação, consolidando-se como uma solução completa que não apenas organiza a gestão dos restaurantes, mas também impulsiona sua receita. Em 2025, a empresa pretende fazer novas aquisições.
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“Estamos construindo o futuro do foodservice”, aponta CEO
Vinícius Melo, CEO da Yooga, aponta que o setor de restaurantes no Brasil segue em franco crescimento, porém ainda enfrenta o desafio de manter margens saudáveis ao depender de marketplaces de delivery para crescer.
Com a aquisição da Kuppi, a Yooga dá um passo rumo a um ecossistema que mescla gestão operacional e estratégias de crescimento. A ideia, segundo o CEO, é reforçar a autonomia dos donos de restaurantes e ampliar suas fontes de receita. A Kuppi ganhou notoriedade por auxiliar seus clientes a crescer em média 55% suas vendas pelo WhatsApp do delivery.
“Essa aquisição nos permite avançar com a promessa de ajudar o restaurante a vender mais, sem depender exclusivamente dos marketplaces. Vai vender no iFood, é claro, mas também vai vender muito pelo WhatsApp. Estamos construindo o futuro do foodservice, e a Kuppi é a peça-chave para levar nossos clientes a um novo patamar de desempenho e autonomia”, afirma Vinícius Melo.
Segundo o Diretor de Fusões & Aquisições da Apex, Alexandre Borborema, muitas empresas utilizam operações de M&A (leia-se: fusões e aquisições) como uma estratégia para acelerar o crescimento. Muito comum entre empresas tradicionais, o crescimento por aquisições vem também sendo muito usado por startups. De acordo com o especialista, diferente das estratégias orgânicas, a expansão por meio de aquisições permite acessar novos mercados, incorporar tecnologias inovadoras ou adquirir novas capacidades corporativas de forma mais ágil e eficiente.
“Ao longo de suas jornadas, as startups identificam novas dores ou demandas de mercado, para as quais poderiam desenvolver algum tipo de solução, conectada com seu ecossistema. Mesmo sendo oportunidades claras, desenvolver soluções para elas não é nada simples. Isso pode consumir tempo e recursos, que muitas vezes já estão comprometidos com outras atividades. Outras vezes, a startup pode não ter o know-how ou capacitações necessárias para este desenvolvimento. Nesse cenário, comprar uma empresa que já tenha a solução pronta pode ser uma estratégia inteligente. Em vez de começar do zero, integrar uma nova solução ao ecossistema existente fortalece a proposta de valor com rapidez. É como se fosse um atalho para crescer com menos risco”, explica.
A Yooga, que é uma das investidas pelo Fundo Apex Crescimento Mercados Regionais, cresceu em ritmo acelerado nos últimos anos e viu sua base de clientes ativos da empresa crescer na faixa de 40% ao ano. Com um ticket médio cada vez maior, a receita cresceu a uma taxa anual acima de 100%.
O fundo em questão investe em empresas fora do eixo Rio-São Paulo, e que estejam em fase de expansão ou crescimento acelerado, mas que necessitam de financiamento adicional para continuar crescendo. Além da startup capixaba, o Fundo Apex Crescimento Mercados Regionais também investe em empresas como Wine, Timenow, ATW Delivery Brands e Natufert.
Em 2025, Yooga pretende fazer novas aquisições
Com a fusão, a capixaba afirma que planeja manter investimentos na evolução do produto, criando uma jornada de gestão e crescimento para bares e restaurantes. O trio fundador da Kuppi – Matheus Nager, Rodrigo Belém e Ery Maciel – passa a integrar o time da Yooga e permanece à frente do desenvolvimento das soluções de automação e vendas.
Segundo o CEO, Vinícius Melo, novas aquisições devem ser realizadas ainda em 2025.
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