Após atuar no Noma – estabelecimento em Copenhague, na Dinamarca, premiado com três estrelas Michelin e eleito por cinco vezes o melhor do mundo – o capixaba Igor Trarbach escolheu a cidade de Vila Velha, mais precisamente o Sítio Histórico da Prainha, para inaugurar um restaurante de gastronomia brasileira sazonal, o Kairū. A previsão é que o empreendimento abra as portas ainda no primeiro semestre de 2025.
“Marco zero” da Prainha: casarão histórico abrigará restaurante
Igor Trarbach deixou o Espírito Santo para aprimorar sua formação na Europa, passando pelo Noma, uma das maiores referências gastronômicas globais das últimas duas décadas. Em Copenhague, atuou tanto no restaurante quanto no laboratório de fermentação, desenvolvendo técnicas para priorizar ingredientes locais e a sazonalidade.
Ao retornar para o Espírito Santo, em 2022, a ideia era abrir um restaurante. Mas, ao perceber um gap de mercado, o capixaba mudou a rota e apostou, inicialmente, em consultoria profissionalizada para novos negócios. Em dois anos, participou da inauguração de 16 restaurantes no Espírito Santo e em estados como Minas Gerais e São Paulo, atuando no treinamento de equipes e no planejamento de layout de cozinhas e cardápios.
Agora, decidiu tirar os planos do papel e vai inaugurar um restaurante com forte conexão com as raízes capixabas. O local escolhido foi um casarão histórico construído em 1928, na Prainha, em Vila Velha.
“O Kairū será instalado em um imóvel no ‘marco zero’ da Prainha, propriedade da família do meu sócio que estava abandonada e que, agora, ganhará uma nova vida. Preservamos ao máximo a estrutura original do espaço. A proposta é manter ao máximo as características arquitetônicas da casa e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência gastronômica, sempre priorizando ingredientes locais”, explica o chef.
Com inspirações do restaurante dinamarquês Noma, o cardápio terá diferentes menus ao longo do ano, de acordo com a sazonalidade dos ingredientes.
“Estamos montando um menu com cerca de 20 a 25 pratos à la carte, priorizando entradas e opções ‘para compartilhar’, incentivando os clientes a explorarem a diversidade do nosso cardápio. A carta de bebidas também será um diferencial, com vinhos exclusivamente brasileiros de produtores de confiança, além de cachaças e vodkas infusionadas com ingredientes regionais, em parceria com produtores capixabas”, completa Trarbach.
O valor investido não foi divulgado. A previsão é de que o espaço comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.
Leia também:
Capixaba Ybera Paris investe R$ 60 milhões em nova fábrica e quer crescer 150% em 2025
Investimento milionário: Grupo Tommasi implementa tecnologia inédita no Espírito Santo