Em live realizada pela Apex Partners e mediada pelo empresário capixaba Marcus Buaiz, Ettore Cavalieri, presidente do Grupo Imetame, um dos principais conglomerados industriais e logísticos do estado, revelou os três pilares para a indústria superar essa crise. Confira mais a seguir.
Acompanhe-nos nas redes sociais: Instagram | WhatsApp

Cartórios capixabas emitem documentos online através de certificado digital

Cartórios capixabas estão oferencendo comodidades para quem deseja emitir documentos sem precisar sair de casa neste momento de isolamento social. O Cartório Sarlo, por exemplo, está emitindo procurações e escrituras públicas de forma 100% online. Além da comodidade da emissão online, os documentos são emitidos com completa segurança, já que são validados através de um certificado digital nos padrões do ICP-Brasil. Michele Chenaud, sócia de Flávio Assis na Capital Certificados Digitais, afirma que o certificado digital garante a segurança do trâmite por ser um documento criptografado. Além disso, ela garante que o certificado pode ser emitido por delivery, com a visita de um agente certificador à residência ou empresa. A emissão, na maioria das vezes, é feita de forma instantânea.

Os três pilares fundamentais para navegar a crise

Para Ettore Cavalieri, presidente do Grupo Imetame, que possui atuação nas áreas de metalmecânica, energia e logística, essa não é a hora de interromper projetos definitivamente. “Acredito que este seja um momento de torná-los lentos e colocar o pé no freio para avançar na retomada desta crise.” Cavalieri acredita que o retorno dessa paralisação trará um “novo normal”, isto é, “uma uma consciência de que devemos ter responsabilidade com o bem-estar do próximo, respeito com a sociedade e com os colaboradores. Os governantes também devem passar por uma evolução.” Ele acredita que esse “novo normal” será um avanço com relação ao como como a sociedade operava antes. Na gestão do Grupo Imetame, Ettore afirma que instalou um grupo para lidar com a crise. Comitês se reúnem por plataformas online para lidar com o gerenciamento de crise. O presidente do grupo industrial descreve que a atuação da empresa está se baseando em três pilares fundamentais. “1) Sempre buscamos o bem-estar para o ser humano– todas as nossas reuniões focadas em minimizar os impactos dessa situação na saúde dos humanos envolvidos nas nossas operações e em suas comunidades. 2) Avaliamos forma de parar a empresa da maneira mais inteligente e responsável, já que continuamos atendendo alguns clientes em todo o Brasil, mas paramos grande parte das nossas atividades. 3) Visamos maneiras de retomar as nossas atividade com segurança e responsabilidade. Temos muitas encomendas e estamos confiantes de que consigamos retornar aos poucos nas próximas semanas.”

Qual será a reação de cada setor durante e após a economia?

Estudo da Bain&Co avalia a variação positiva ou negativa da demanda de cada setor da área de comércio e serviços durante e após a crise.

Setores em que a demanda explodiu na crise e deve ser manter em alta no longo prazo

Ensino à distância, entretenimento online, ferramentas para trabalho remoto, telemedicina e planos de saúde.

Demanda explodiu na crise, mas deve se estabilizar no longo prazo

Alimentação, internet e telefonia, produtos de limpeza e equipamentos de proteção contra a epidemia.

Demanda tem forte alta na crise, mas deve ter pico em seguida

Eletrodomésticos, produtos de limpeza, roupas e sapatos, serviços de beleza.

Demanda em baixa na crise, e devem ter recuperação lenta

Academias de ginástica, cinema e teatro, eventos, hotéis, restaurantes e viagens.