O Espírito Santo é conhecido nacionalmente pela produção de ovos de galinhas. Com produção de mais de 371 milhões de dúzias em 2020, o município de Santa Maria de Jetibá, localizado na região serrana, é considerado a capital nacional de produção de ovos de galinhas. Até o próximo domingo, 11 de setembro, produtores rurais do Estado têm a oportunidade de adquirir cotas do oitavo lote de galinhas de postura comercial do Condomínio Avícola da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). Ao todo, estão disponíveis 30 cotas de aves que se encontram na fase de reprodução e que são responsáveis pela produção de ovos no agronegócio.

Oportunidade de diversificação dos negócios

Cada cota corresponde a 2.500 aves (2,5% do lote), que serão alojadas a partir de setembro no setor de recria, em Santa Maria de Jetibá, para em dezembro serem transferidas para a produção de ovos em um dos três galpões do Condomínio em Alto Caldeirão, na zona rural de Santa Teresa. As pré-inscrições podem ser realizadas no site https://www.coopeavi360.coop.br/condominio-avicola. O novo lote de galinhas poedeiras está aberto para todos os cooperados que pretendem diversificar os negócios. Avicultores, cafeicultores, horticultores, bovinicultores, bem como todos produtores que possuem inscrição rural no Espírito Santo, mas que não são associados à Coopeavi podem buscar mais informações pelo telefone (27) 99735-5849. O Condomínio Avícola é uma oportunidade para o produtor rural renovar o lote, adquirir novos negócios e expandir o volume atual de cotas. O gerente de Recria e Produção de Ovos da Coopeavi, Rodrigo Loose, estima que se os preços de venda se mantiverem, o resultado sobre o capital investido pode ultrapassar 20% nos atuais lotes.

Modelo de negócio pioneiro no Brasil

A Coopeavi conta com mais de 18 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores, e atua no Espírito Santo, Minas Gerais e na Bahia. Em 2015, se aliou a Pronova, cooperativa de cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de ovos do Brasil. Já em 2019, incorporou a Veneza, do ramo de laticínios. O Condomínio Avícola é um modelo de negócios pioneiro no Brasil, criado com a intenção de viabilizar a participação de seus cooperados em um modelo automatizado e de grande escala de produção de ovos, além de diversificar e expandir negócios e padronizar o manejo e a qualidade dos produtos. Atualmente, cada galpão aloja 100 mil galinhas poedeiras, sendo que a capacidade total da área do Condomínio é para 300 mil aves no modelo atual. A produção média nos três galpões ultrapassa 20 mil dúzias por dia.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.