Crescendo 300% ao ano, startup capixaba Actiz expande operações para o Chile

A startup capixaba Actiz – especializada em tecnologia para laboratórios em setores como farmacêutico, alimentício, químico e petrolífero – está expandindo suas operações para mais um país da América Latina: o Chile. Atualmente, além do Brasil, a empresa também tem atuação na Colômbia, Costa Rica e Peru. Em 2022, a startup recebeu aporte de R$ 600 mil do FIP FUNSES 1 (Fundo Soberano do Espírito Santo) e, desde então, vem triplicando seu faturamento a cada ano.

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Fundada em 2017, a Actiz desenvolve um sistema de gerenciamento laboratorial (LIMS) que automatiza processos, reduz erros em até 90% e garante conformidade regulatória em setores como farmacêutico, alimentício, químico e petrolífero.

Com presença consolidada no Brasil, Colômbia, Costa Rica e Peru, a startup já atende grandes indústrias, como a Casa Luker, gigante do setor alimentício na Colômbia, a Terpel, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do mesmo país, e a capixaba Buaiz Alimentos, da indústria alimentícia.

A expansão para o país andino acontece por meio da parceria com a ALS Global Chile, uma das líderes em serviços de análises laboratoriais. O sistema da Actiz foi implementado na unidade chilena da multinacional, que atua em setores como ambiental, farmacêutico e alimentício.

“Ver o sistema Actiz LIMS ser adotado por um laboratório de referência como a ALS Global é motivo de grande orgulho. Acredito que esse é um passo fundamental para consolidarmos nossa presença internacional e mostrarmos o potencial do nosso sistema para garantir qualidade e segurança na indústria”, afirma Ramon Spinassé, que fundou a startup junto a seu sócio Felippe Domingos.

Ele explica que a implementação abre caminho para novas parcerias e detalha o plano de crescimento na América Latina.

A expansão faz parte da estratégia de crescimento da Actiz, que busca fortalecer a atuação nacional e internacional, além de ampliar o impacto no mercado. Nossa entrada em novos países começa com a identificação de parceiros comerciais que representam nossa marca localmente. A partir disso, iniciamos a comercialização no país — é assim que tem funcionado para nós. Neste ano, estamos com prospecção ativa de parceiros comerciais na Argentina, Uruguai e México”, completa.

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

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