Em meio às belas paisagens de Pedra Azul, Domingos Martins, a Agrofruta, se destaca como uma das maiores referências na produção de geleias no Espírito Santo. Fundada há quase 30 anos por João Armando, a empresa começou com apenas sete receitas e hoje conta com um portfólio de 140 produtos, que vão além das tradicionais geleias e incluem recheios, coberturas e caldas para confeitarias, sorveterias e panificações.
Inovação à vista: Agrofruta planeja lançamentos para os próximos anos
Com uma produção de 50 toneladas por mês, a Agrofruta não apenas lidera o mercado capixaba com sua linha de geleias Josepha, mas também conquista as prateleiras dos maiores supermercados do Sudeste, atendendo estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Receitas com história e inovação “Nossa linha é bastante automatizada, mas mantemos o coração caseiro das nossas receitas”, conta João Armando. As geleias Josepha são oferecidas em quatro versões: tradicionais, light, zero adição de açúcar e as sofisticadas gourmet, que incluem sabores irresistíveis como cebola caramelizada, morango com pimenta e abacaxi com pimenta – ideais para harmonizar com queijos e vinhos. O processo de produção segue altos padrões de qualidade. Desde a chegada das frutas, como morango, goiaba e jabuticaba, fornecidas por 50 agricultores locais, até o cozimento e o envase, cada etapa é cuidadosamente supervisionada para garantir a segurança e o sabor dos produtos. Danielle Montebeller, engenheira de alimentos, destaca a importância do rigor em cada etapa do processo: “É essencial garantir um controle minucioso, desde a matéria-prima que recebemos até o processo de fabricação. Todo o acompanhamento é crucial para que, no final, o consumidor receba um produto com qualidade e segurança.” “Do campo à mesa: um ciclo completo” Além de comprar frutas de produtores parceiros, a Agrofruta cultiva sua própria plantação de amora, com seis mil mudas. “Transformamos o que era uma ideia despretensiosa em um diferencial que nos permite controlar todo o processo – do campo à fábrica, e da fábrica à mesa”, destaca João. Planos para o futuro Com mais de dois mil pontos de venda no Rio de Janeiro e um mercado em constante expansão, a Agrofruta já projeta novidades para 2026, com o lançamento de novos produtos e continuar ampliando o seu alcance. Mas, como ressalta o fundador, o compromisso com a tradição e a qualidade continua sendo o maior diferencial.