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Em construção, Porto Central assina com gigante norueguesa para operações de transbordo de petróleo

Em construção, Porto Central assina com gigante norueguesa para operações de transbordo de petróleo

Localizado em Presidente Kennedy, no Sul do estado, o Porto Central – que anunciou o início das obras em dezembro de 2024, após mais de 10 anos de sua concepção – assinou um contrato com a gigante norueguesa Equinor para operações de transbordo de petróleo no terminal de granéis líquidos do complexo portuário. O complexo portuário, que promete ser um dos maiores da América Latina, terá um investimento total de R$ 16 bilhões – sendo R$ 2,6 bilhões destinados à primeira etapa das obras.

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Operações devem ser iniciadas até dezembro de 2027, segundo direção do porto 

Com a construção anunciada em 2012, o Porto Central foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos, incluindo movimentação e armazenagem de granéis líquidos e sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros. O projeto do complexo portuário abrange uma área de dois mil hectares, com profundidades marítimas de até 25 metros e 54 berços. 

Segundo a direção do empreendimento portuário, ele estará apto a receber “os maiores navios do mundo” desde a sua primeira fase. O cronograma da primeira fase do porto prevê a conclusão das obras até meados de 2027, com início das operações em dezembro do mesmo ano.

O terminal será dedicado ao transbordo de petróleo entre navios (ship-to-ship) para operações com embarcações de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs) – tendo capacidade licenciada na Fase 1 para até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.

A primeira empresa a ser anunciada foi a multinacional norueguesa Equinor, que atua há mais de 20 anos no Brasil, em bacias como a de Campos e a de Santos. O contrato visa operações de transbordo de petróleo no terminal de granéis líquidos do Porto Central, incluindo operações de transferência de petróleo entre navios (conhecida como “Ship-to-Ship” ou “STS”).

A finalização da última fase e a execução de todas as operações do complexo portuário estão previstas para até 2040.

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