Empresa capixaba Zumbitos se prepara para exportar ao Paraguai
Empresa capixaba Zumbitos se prepara para exportar ao Paraguai

A empresa capixaba Zumbitos, especializada na produção de salgadinhos de milho e outros snacks, está se preparando para um novo salto de crescimento. A empresa, que já realizou um investimento de R$ 20 milhões em expansão da estrutura, aquisição de novos maquinários e modernização da operação logística, agora planeja iniciar suas exportações para o Paraguai até meados de 2025.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Capacidade produtiva chega a 1,32 milhão de unidades por mês

Fundada em 2021, em meio à pandemia, a Zumbitos é 100% capixaba e vem se consolidando no mercado nacional com uma proposta que une tecnologia de ponta e produtos acessíveis. O empresário Nuno Santos, fundador da marca, destaca que o investimento recente foi direcionado para a ampliação do Centro de Distribuição em Vila Velha, aquisição de caminhões e maquinários de alta tecnologia.

“A Zumbitos foi criada com o objetivo de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis. Acreditamos que não é preciso ser caro para ser bom. Por isso, investimos em tecnologia e matérias-primas de excelência, como o milho não transgênico e a gordura de palma, além de utilizarmos energia 100% solar em nossa fábrica”, afirma Nuno Santos.

Expansão internacional e novos produtos

A internacionalização da marca terá início pelo Paraguai, resultado de conexões feitas durante uma feira no país no ano passado. Atualmente, a empresa está em processo de legalização da marca para o mercado paraguaio.

Além da expansão internacional, a Zumbitos também está diversificando seu portfólio. O mix de produtos, que começou com salgadinhos de milho, já conta com mais de seis categorias, incluindo batata palha, pipoca, waffles, pimentinhas e, em breve, biscoitos de maizena, cream cracker e rosquinhas.

“Estamos crescendo rapidamente. Em maio, completamos quatro anos de mercado e temos muitos lançamentos previstos para este ano. A Zumbitos é uma marca capixaba que está se preparando para ganhar o mundo”, destaca o fundador.

Com uma fábrica dedicada exclusivamente à produção e um Centro de Distribuição de 2.500 m² em Vila Velha, a Zumbitos opera uma logística para atender o Espírito Santo e estados vizinhos, como Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A capacidade produtiva da empresa chega a 1,32 milhão de unidades por mês, com uma equipe de mais de 100 colaboradores — 80% deles moradores do bairro onde a fábrica está localizada.

O processo produtivo da Zumbitos é automatizado, com maquinários, como enfardadeiras, extrusoras e tanques de gordura de palma, que garantem eficiência e redução de custos. Esse diferencial torna a empresa uma das mais tecnológicas do Brasil no segmento de snacks.

A trajetória da empresa capixaba começou com um sonho antigo dos fundadores, que já atuavam no ramo da distribuição de alimentos. Após visitarem diversas indústrias de chips pelo Brasil e investirem gradualmente em equipamentos, decidiram criar sua própria marca. 

Leia também:

Kebis, fábrica capixaba de biscoitos, planeja expansão nacional por meio de franquias

Brejetuba: NetZero obtém certificação da sua segunda fábrica de biochar no Brasil para remoção de carbono

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.