Empresa de biscoitos de Domingos Martins usa embalagens descartadas para embalar mudas e promove reflorestamento
Empresa de biscoitos de Domingos Martins usa embalagens descartadas para embalar mudas e promove reflorestamento

Uma fábrica de biscoitos localizada em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, está apostando na sustentabilidade para minimizar o impacto ambiental. A empresa Kebis desenvolveu um projeto inovador: as embalagens usadas dos produtos são reaproveitadas para embalar as mudas de espécies nativas, que são posteriormente distribuídas para a população.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Iniciativa já resultou na produção de mais de 33 mil mudas e apoio a projetos beneficentes

O fundador e proprietário da empresa, Valter Braun, destaca que a iniciativa surgiu da necessidade de preservar o meio ambiente e recuperar áreas degradadas.

“Nos baseamos em três princípios: respeitar, cuidar e preservar. O nosso Rio Jucu, por exemplo, sofreu uma drástica redução de água ao longo dos anos. Como a preservação é um dos nossos valores, decidimos agir e passamos a recolher as embalagens de biscoito para usá-las no cultivo de mudas”, explica Braun.

O projeto, batizado de “Moeda Verde”, já resultou na produção de mais de 33 mil mudas nos últimos anos. As mudas são distribuídas em feiras, festas e eventos, gerando recursos para instituições beneficentes. Além disso, são plantadas em propriedades rurais, escolas, igrejas e outros espaços comunitários.

O processo é simples: ao visitar a empresa, a pessoa adquire uma muda do projeto, que foi plantada em uma sacola reaproveitada, e ainda contribui com uma entidade carente ou projeto social através do envio do dinheiro diretamente para eles.

A empresa também adotou outras práticas sustentáveis, como a substituição de copos descartáveis por copos de vidro e o uso de caixas plásticas reutilizáveis em vez de papelão. Além disso, a Kebis conta com um Centro de Educação Ambiental, credenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), tornando-se referência em educação ambiental na região.

O impacto social também é um dos focos do projeto. “Atualmente, ajudamos a Apae e também já apoiamos famílias do Sul do Estado que perderam suas casas em enchentes. No futuro, pretendemos expandir essa iniciativa para campanhas de doação de cadeiras de rodas”, ressalta Braun.

Com 30 anos de mercado, a Kebis tem mais de 800 pontos de venda distribuídos em 45 municípios capixabas e, há dois anos, inaugurou sua primeira loja. Agora, a empresa se prepara para um novo desafio: a expansão por meio de franquias. “Estamos em fase de experiência, testando nosso mix de produtos e avaliando a aceitação do mercado”, conclui o fundador.

Leia também:

Agroindústrias capixabas driblam escassez momentânea de banana

Kebis, fábrica capixaba de biscoitos, planeja expansão nacional por meio de franquias

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.