Em uma das localizações mais emblemáticas da Praia do Canto, o Hotel Vitória Palace acaba de ser adquirido por um grupo de empresários capixabas. A aquisição do empreendimento – que faz parte do complexo Centro da Praia – foi liderada pela Ágata Construtora em parceria com a Apex Partners. O imóvel pertencia ao empresário Hélio Perim, falecido em 2022, e que também foi proprietário dos tradicionais hotéis Aruan e Canto do Sol, ambos na Praia de Camburi.
Futuro do empreendimento será definido após estudos de viabilidade
Inaugurado no início dos anos 80, o edifício integra o complexo Centro da Praia, no bairro Praia do Canto – que foi o primeiro centro comercial da capital Vitória. Em um terreno com mais de 3,5 mil metros quadrados de área construída, o Hotel Vitória Palace possui 13 andares, que somam 96 apartamentos e mais de 50 vagas de garagem.
O empreendimento está fechado desde 2020. Apesar de estar situado em um dos pontos mais estratégicos da cidade – em uma localização central da avenida Reta da Penha, ao lado de edifícios comerciais, sedes de empresas, bancos e áreas de comércio –, o hotel acabou ficando defasado em relação ao entorno, que nos últimos anos recebeu uma série de empreendimentos modernos e se desenvolveu rapidamente.
O diretor da Ágata Construtora, Anizio Guizzardi, aponta que a revitalização do prédio, portanto, também representa uma oportunidade de reconexão com o ritmo atual da região e reforça o potencial de valorização do complexo.
“É um imóvel com valor simbólico para a cidade, que ajudou a manter vivo o movimento no entorno do Centro da Praia nas últimas décadas. Iniciamos a negociação há cerca de três anos e, após o falecimento do empresário, seguimos junto à família no processo de espólio. Agora, iniciamos um processo de retrofit, com objetivo de revitalizar o prédio e reposicioná-lo no mercado capixaba”, afirma Guizzardi.
Agora, o hotel passará por um plano de desenvolvimento para entender sua melhor vocação. Segundo o diretor de Real Estate da Apex, Marcelo Murad, a ideia é transformar o espaço em um empreendimento de uso moderno, podendo abrigar, por exemplo, escritórios, studios e apartamentos. A incorporação e construção ficarão sob responsabilidade da própria construtora.
“Estamos em fase de estudos, entendendo qual é o melhor novo uso a se dar ao prédio. De toda forma, será um pontapé para a revitalização desse complexo que é tão importante para a Praia do Canto. Neste tipo de projeto de retrofit, buscamos um novo olhar a imóveis com forte potencial imobiliário em regiões centrais. Mais que o investimento em si, a ideia é deixar um legado para a região em que ele está localizado”, afirma o diretor.
Murad explica que a aquisição faz parte da tese de investimentos de Properties, da área imobiliária da Apex, que investe em projetos de shoppings, galpões logísticos e prédios comerciais.
Nos últimos anos, a companhia teve grandes avanços na sua frente de estruturação e gestão de investimentos imobiliários e já acumula R$ 2,4 bilhões em ativos sob gestão em suas teses de Real Estate. Entre os projetos estão o condomínio logístico Apex Log, localizado em Pitanga, na Serra; e o Reserva Vitória, complexo que protagonizou a revitalização da Curva da Jurema.