Dos municípios brasileiros avaliados na 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), Linhares é um dos oito do Brasil e o único do Espírito Santo a alcançar a nota máxima em transparência do setor público. O ranking avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos entes federativos brasileiros, e contou com a participação de 26 estados e Distrito Federal e 665 municípios. Acompanhe o Folha Business no WhatsApp

Combo de infraestrutura, gestão pública e recursos naturais atrai investimentos milionários para Linhares

A transparência do setor público é um dos principais fatores para atração de investimentos. Com regras claras e gestão adequada das finanças públicas, o risco de empresas investirem em uma região, seja cidade ou país, reduz consideravelmente. Com um mix de infraestrutura de qualidade, recursos naturais abundantes e bons indicadores de gestão pública, grandes investidores optam por realizar grandes investimentos em Linhares. Dentre as investidar mais recentes em Linhares, está a fábrica de café solúvel da Olam que vai tornar o Espírito Santo o maior polo de produção de café solúvel do mundo em alguns anos. Além disso, foi anunciado um investimento de mais R$ 8 milhões de uma fábrica de sorvetes da Craf Brasil, que promete movimentar o agronegócio da região. É perceptível que além dos fatores naturais, houve preparo da gestão pública para fazer com que Linhares se desenvolvesse e atraísse investimentos.

Ranking leva em conta divulgação de gastos, licitações e remuneração de servidores

Na 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) do Governo Federal, apenas 1,2% dos 665 municípios pesquisados obtiveram nota máxima em transparência do setor público. Linhares foi o único município do ES e um dos três na região Sudeste a obter 10 pontos. Para a aplicação do ranking foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes– onde está concentrada a maioria da população Brasileira. A composição da nota considera o cumprimento de itens da Lei de Acesso à informação, como divulgação de informações sobre orçamento, receitas, despesas, licitações, obras públicas e remuneração de servidores. Apesar de não terem alcançado nota máxima, os principais municípios da Grande Vitória registraram notas positivas. Serra e Vila Velha pontuaram 9,52 de 10; Vitória obteve 9,31 pontos; Cariacica, 9,39 pontos. Já Guarapari e Viana alcançaram pontuações menores: 7,47 e 6,47 pontos, respectivamente. PARA PREFEITO DE LINHARES, TRANSPARÊNCIA CONTRIBUI PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, estar em primeiro lugar no ranking da CGU demonstra a credibilidade e a transparência nas informações levadas até a população pela Prefeitura de Linhares. “Considero uma grande conquista para nossa cidade de Linhares e para o Espírito Santo. Em todos os meus ciclos de gestão, eu prezo pela transparência, porque isso ajuda o Município de diversas formas: mostra a eficiência do serviço público, transmite confiança para quem busca as informações e serve como fator decisivo para os empresários que pretendem investir em cidades brasileiras, e, em especial  em Linhares”, disse Guerino.

Empresários inauguram hoje restaurante na Praia do Canto

Jorge Abikair, Felippe Henrique e o chef Vinícius Cavalcante (fundadores do Peppe Restaurante) inauguram hoje o restaurante Eliah, na Rua Afonso Cláudio, Praia do Canto. Relembre a coluna Mundo Business em que falamos sobre Eliah e a nova tendência do setor de restaurantes no ES.

Programa Mundo Business

Perdeu a estreia da segunda temporada do Programa Mundo Business? Assista ao episódio na íntegra clicando aqui. E lembre-se que nosso próximo encontro está marcado para este domingo (09), às 10h, na TV Vitória Rede Record. No segundo episódio, conversamos com Tiago Reis e visitamos as concessionárias do Motor Group Vitória.

Indústria e serviços lideram contratações em março no ES

O saldo positivo de 15,9 mil empregos do mercado de trabalho formal capixaba em 2021 decorreu de 97.378 admitidos e 81.409 desligados. Todos os cinco grandes setores de atividade econômica registraram abertura de postos formais no acumulado dos três primeiros meses do ano: serviços (+6.698), indústria (+5.925), construção (+1.525), comércio (+1.481) e agropecuária (+340). Com informações do Ideies/ Findes.