Volume e receita foram superiores ao de 2021. O setor de ovos tem buscado o mercado internacional para ampliar as receitas e diminuir o impacto dos custos de produção que tem afetado todos os setores do agronegócio.

Expansão contínua

Mesmo com alta dos insumos que dificulta e diminui cada vez as margens de lucro do produtor, o setor de ovos tem apresentado resultados positivos nos últimos 2 anos. A exportação brasileira de ovos (considerando todos os produtos) em fevereiro totalizou 2,096 mil toneladas, conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Este número é 35% maior do que o volume registrado durante o mesmo mês em 2021. As receitas também foram superiores em 50,6%, totalizando US$ 3,161 milhões oriundos da exportação.

Ovos internacionais

O principal destino das exportações de ovos brasileiros continua sendo os Emirados Árabes Unidos, que importaram um número 49,9% superior nestes primeiros 2 meses de 2022 em comparação com o ano passado. Volume chegou a 3,532 mil toneladas. Um outro país do Oriente Médio também aumentou o volume de importação de ovos brasileiros. O Omã agora importa 273 toneladas, 0,6% maior que o mesmo período no ano passado.O Japão também aparece como um dos destaques, incrementando seu volume em 13,1% e chegando a 100 toneladas do produto e seus derivados importados para o país.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.