O ano de 2021 foi de grandes conquistas e retomada para o comércio exterior capixaba, após enfrentar um 2020 cheio de incertezas por conta da pandemia. Reflexo do saldo positivo são os números de importação e exportação: de janeiro a dezembro do ano passado, as exportações cresceram 97,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando US$ 9,78 bilhões, já as importações cresceram 28,8% e totalizaram US$ 6,51 bilhões. Acompanhe Mundo Business no Instagram Clique aqui e Inscreva-se para o 7º Encontro Folha Business com Sérgio Moro

Em 2021, empresas de comércio exterior garantiram direito de usar portos secos e reduziram prazo para liberação de vinhos

Ao longo de 2021, outras demandas importantes do setor de comércio exterior, trazidas pelo Sindiex, foram atendidas pelos órgãos competentes. Uma das pautas foi a remoção de contêineres desembarcados no TVV destinados aos portos secos – quando a entidade atuou em conjunto com a Apra e o Transcares para assegurar o direito dos importadores de utilizar a área alfandegada dos portos secos da Rodovia do Contorno. Outra conquista importante para os importadores capixabas foi o prazo de análise do Mapa/Vigiagro para liberação dos vinhos importados ao Estado, que passou de mais de 30 dias em alguns casos para até 48h após intervenção e inúmeras reuniões entre o Sindiex e os órgãos competentes. Para os próximos anos, as empresas de exportação e importação seguem na expectativa para a conclusão das obras do Porto da Imetame.

Avanços legislativos no Brasil e no Espírito Santo beneficiaram empresas exportadoras

Sidemar Acosta, presidente do Sindicato do Comércio de exportação e importação do Espírito Santo (Sindiex), afirma que a expectativa para 2022 está ainda melhor, principalmente após algumas conquistas importantes para o setor. “Foram aprovadas, recentemente, as prorrogações de duas leis, a nível estadual e federal, que vão garantir ainda mais competitividade ao Estado. Temos certeza que, com o apoio e parceria das empresas associadas, cresceremos ainda mais e alcançaremos pautas importantes em 2022”, adiantou. A nível estadual, o governador do Espírito Santo sancionou a Lei nº 414/2021, que prorroga o uso da caução do Fundap para o pagamento do frete marítimo até 23 de junho de 2023. Além da aprovação, uma importante novidade garante ainda mais a competitividade das empresas capixabas que operam no comércio exterior: a medida passa a valer por dois anos, ao invés de apenas um. A emenda foi de autoria do deputado estadual Marcelo Santos. Já a nível federal, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei Complementar 186, que prorroga os incentivos fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal para empresas até 2032. A medida garante competitividade para as atividades das empresas ligadas ao comércio atacadista, setor portuário e aeroportuário no Espírito Santo, que conta com diversos incentivos fiscais para esses segmentos.

Marca Ambiental recebe certificação 1

A Marca Ambiental recebeu ontem (01) o selo Great Place do Work, uma certificação que a coloca entre as melhores empresas para trabalhar.

Marca Ambiental recebe certificação 2

“Um resultado que está atrelado às nossas práticas de ESG e ao empenho, admiração e reconhecimento de todos os colaboradores. Estamos muito felizes com a conquista”. A nota é da equipe liderada por Gustavo Ribeiro e Mirela Souto.