Fertilizantes Heringer reativa unidade em Paranaguá e anuncia hibernação de três fábricas

A Fertilizantes Heringer anunciou que vai retomar as operações da unidade localizada em Paranaguá (PR), ao mesmo tempo em que colocará em hibernação três de suas plantas industriais: Ourinhos (SP), Iguatama (MG) e Rio Verde (GO). A medida faz parte de um processo de reestruturação operacional voltado à redução de custos, conforme comunicado divulgado na última quarta-feira a acionistas e investidores, por meio de fato relevante.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Companhia vai hibernar fábricas presentes em São Paulo, Minas Gerais e Goiás

Segundo a companhia, a decisão de paralisar temporariamente as três unidades foi motivada pelo desempenho financeiro historicamente abaixo do esperado e pela baixa perspectiva de viabilidade econômica dessas fábricas no cenário atual do mercado.

De acordo com o documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a paralisação será feita de forma gradual ao longo dos próximos meses.

A produção das unidades que serão hibernadas será redistribuída entre outras fábricas da empresa, com o objetivo de ganhar eficiência logística, reduzir custos fixos e melhorar a rentabilidade das demais operações.

Já a reativação da planta em Paranaguá, que ainda está em fase inicial, será dedicada exclusivamente à produção de fertilizantes simples.

A Heringer já adotou a estratégia de hibernação de unidades em outras ocasiões. No ano passado, a empresa suspendeu as atividades em duas fábricas, localizadas em Mato Grosso do Sul e Sergipe. Em 2020, chegou a encerrar as operações da unidade de Porto Alegre (RS), estado onde a companhia foi fundada.

A Heringer informou ainda que busca alternativas para as plantas hibernadas, incluindo possibilidades de venda ou eventual reativação, caso o mercado apresente mudanças favoráveis. No entanto, reforça que, por ora, trata-se apenas de uma paralisação temporária.

Novo comando nas operações da Heringer

Depois do anúncio sobre a reestruturação das plantas, a Heringer também comunicou uma mudança na diretoria de operações (COO). O engenheiro-agrônomo Maicon Cossa assume o cargo interinamente, no lugar de Augusto Cesar Gomes de Oliveira, que renunciou à função.

Cossa é atualmente vice-presidente Comercial e de Supply da EuroChem Brasil, empresa controladora da Heringer. Ao longo da carreira, atuou em grandes fabricantes do setor, como a Yara Brasil, e já ocupou cargos de liderança na sede da EuroChem, em Oslo, na Noruega.

Além de Oliveira, o diretor comercial Fábio Cânfora também deixou o cargo. Ambos integravam a diretoria estatutária da empresa.

Para o lugar de Cânfora, foi nomeado Anton Slavnov. Os dois novos diretores ocuparão os cargos até a próxima reunião do Conselho de Administração, prevista para ocorrer em até 30 dias após as renúncias.

Leia também:

Fortlev entra no mercado de irrigação e avança no agronegócio com aquisição no Espírito Santo

Receita líquida da Granja Faria cresce 11% em 2024

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.