Durante o mês de julho, a Vila de Itaúnas, localizada em Conceição da Barra, no Espírito Santo se transformou no maior reduto de forró pé-de-serra do Brasil, atraindo mais de 10 mil turistas por conta dos dois festivais de forró: o Festival Matrizes e o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit). Durante oito dias, a região recebeu um fluxo de visitantes que impressionou os empresários locais.

Festival de forró está no radar de produtores dos Estados Unidos

Os dois festivais, realizados nas casas de shows Buraco do Tatu e Bar Forró, foram responsáveis por atrair turistas de várias partes do Brasil e também do exterior, consolidando a vila de Itaúnas como a capital nacional do arrasta-pé. A 21ª edição do Festival Nacional Forró de Itaúnas foi um evento focado no público forrozeiro e contou com a participação de mais 3 mil pessoas por dia durante os oito dias de festividades. Ao longo dos anos, os festivais passaram por mudanças significativas, com um aumento notável no público jovem. Hoje, estima-se que cerca de 10 mil pessoas participem do evento em julho, impulsionando diversos setores da economia local, incluindo pousadas, hotéis, restaurantes, supermercados e farmácias. Além dos festivais de forró, Itaúnas também realiza outros eventos ao longo do ano, como o Festival Gastronômico em setembro e o desfile dos bonecos gigantes com bloquinhos de carnaval em fevereiro. Segundo Cleusa da Silva, presidente da Associação Empresarial e Turística de Itaúnas, a ocupação hoteleira atingiu 100% durante o período do festival, e estima-se que em média 6 mil pessoas por dia frequentaram as casas de shows. “Nos últimos dias, esse número chegou a dobrar, com muitos turistas vindo de outras regiões para aproveitar o evento. A repercussão entre os empresários foi extremamente positiva, uma vez que todos investiram em insumos, materiais e até mesmo equipamentos para garantir a qualidade e o sucesso dos festivais”, disse. O Festival Matrizes também teve papel importante na promoção do forró, sendo considerado um dos eventos de maior apelo de público. A casa de shows Buraco do Tatu, onde aconteceram os primeiros forrós da vila, recebeu em média 3 mil pessoas por dia, com atrações que incluíam oficinas de dança e torneios que atraíram participantes brasileiros e internacionais. Produtores estrangeiros já demonstraram interesse em levar um evento de forró para os Estados Unidos, em Miami. O festival nos EUA terá produção capixaba e acontecerá entre os dias 23 ao 26 de maio de 2024. O espaço Buraco do Tatu, do proprietário Jeferson Vacari, é um local onde aconteceram os primeiros forrós da vila. Esta edição recebeu mais de 3 mil pessoas por dia, além de uma média de 1 mil participantes diários nas oficinas de dança de forró. “Na casa tem atividades de dança, palestras, oficinas de zabumba e instrumentos musicais. O tamanho do espaço é de 1.900 metros quadrados de pista de dança, além do espaço da casa, com área de serviço e a recente área construída para camarotes e equipamentos de som”, explicou Vacari.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.