Funcionário de empresa de tecnologia capixaba vence maratona global da Nasa

A maior maratona de tecnologia do mundo tem um representante brasileiro no top 10 global: Gabriel Alexander, que atua na Globalsys – principal boutique de software do Espírito Santo – venceu a categoria “Arte e Tecnologia” do NASA Space Apps Challenge, evento promovido pela Nasa. A seleção contou com 93.500 participantes de 163 países, e a equipe foi selecionada entre as 10 melhores.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Destaque internacional: equipe desenvolveu museu interativo que conecta dados climáticos

O Nasa Space Apps Challenge é o maior hackathon do mundo, desafiando equipes multidisciplinares a desenvolver soluções inovadoras com base nos dados abertos da agência espacial americana.

Gabriel Alexander, que atua como engenheiro de software da equipe de Smartsourcing da capixaba Globalsys, participou da equipe “Museu da Terra Conectada”, junto aos estudantes Lucas Nogueira Roberto, Luc Joffily Ribas, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer.

A equipe desenvolveu um museu virtual interativo que conecta dados climáticos da Nasa e outras agências, com o objetivo de conscientizar sobre as mudanças climáticas. O projeto permite que usuários explorem uma galeria digital com visualizações 3D e 2D, guiados por uma inteligência artificial. 

Entre os dados apresentados estão séries temporais de temperatura terrestre e oceânica, densidade populacional, emissões de carbono, incêndios florestais e informações em tempo real sobre ventos e umidade.

Para Gabriel Alexander, a conquista é uma oportunidade não apenas de aprendizado, mas também de incentivo à tecnologia.

“Foi uma experiência totalmente diferente de outros projetos que já participei, principalmente por conta do prazo de 48 horas e das diferentes tecnologias que utilizamos. Felizmente, consegui lidar bem com o desenvolvimento de boa parte do projeto por ser bem similar com o que vejo no dia a dia de trabalho. Após finalizarmos o projeto e entregarmos, foram alguns meses de altas expectativas, pois a NASA foi liberando o resultado gradualmente. Fomos passando de etapa por etapa e ficando cada vez mais felizes com o resultado”, explica.

Como vencedores globais, o time participará da celebração oficial promovida pela Nasa nos Estados Unidos, em junho de 2025, onde visitarão instalações da Nasa e poderão interagir com cientistas da agência. 

De acordo com o co-CEO da Globalsys, Thiago Molino, o reconhecimento internacional reforça a importância do investimento em talentos e capacitação no setor de tecnologia.

“Desenvolver talentos é uma das nossas prioridades. Contamos com iniciativas como a Global Academy, que busca preparar profissionais para desafios globais, conectando-os a oportunidades de alto impacto. A trajetória do Gabriel mostra que temos um ecossistema forte e competitivo, capaz de gerar soluções inovadoras para problemas reais”, destaca.

Veja também:

Cinco startups capixabas para ficar de olho em 2025

Startup capixaba de tecnologia financeira recebe aporte de US$ 500 mil da maior aceleradora do mundo