O Grupo Santa Maria – responsável pela distribuição de energia elétrica para 11 municípios do Espírito Santo – investiu R$ 100 milhões para expandir suas instalações elétricas em Colatina, no norte do Espírito Santo. A nova estrutura, que conta com tecnologia para operação remota, dobrará a oferta de energia para a região, segundo a empresa.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Projeto inclui 44 quilômetros de linhas de transmissão
Com uma capacidade instalada de 125 MVA, podendo atingir 250 MVA, a nova instalação dobrará a oferta de energia para a região, segundo o grupo.
“Em um contexto de crescimento contínuo da demanda por energia, essa nova estrutura representa um avanço significativo para o sistema elétrico da região. Tudo isso graças a um novo ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN), que fortalece a rede elétrica local. A obra representa o maior investimento da Santa Maria em seus quase 80 anos de história”, aponta Henrique Coutinho, assessor da diretoria da empresa.
O empreendimento integra um projeto amplo que inclui 44 quilômetros de linhas de transmissão em 138 kV e 69 kV, conectando a Santa Maria a um novo ponto de suprimento do Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma subestação em João Neiva, também no norte do estado.
Atuando desde 1946 no fornecimento de energia elétrica, a Santa Maria atende Colatina e outros dez municípios do Noroeste do Espírito Santo. A concessionária opera uma rede com mais de 8 mil quilômetros de extensão e abastece mais de 126 mil unidades consumidoras.
Nos últimos anos, a empresa registrou um crescimento superior a 300% e pretende expandir para outros polos do Espírito Santo. Como noticiado pela coluna Mundo Business, em janeiro deste ano, o Grupo Santa Maria assumiu 100% das operações da Suno Distribuidora e Engelsun Engenharia, de energia fotovoltaica, tornando-se a única controladora das empresas.
Leia também:
R$ 35 bi em 5 anos: os planos da Petrobras no Espírito Santo