O Grupo Tommasi – formado pelos laboratórios Tommasi, Labortel, Centrolab, Diagnosi, Pat, São Marcos e Morales, além da CVP Vacinas e Virchow Cito e Histopatologia – investiu R$ 1,5 milhão para implementar uma tecnologia de patologia digital, inédita no Espírito Santo. Segundo a empresa, a ferramenta, que chegou ao Brasil recentemente, é crucial para o diagnóstico, tratamento e prognóstico de câncer.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Com a nova ferramenta, grupo vai sextuplicar capacidade de produção de exames patológicos
Segundo o CEO do grupo, Bruno Tommasi, a patologia digital utiliza algoritmos de inteligência artificial para oferecer diagnósticos mais ágeis e precisos ao escanear amostras de tecidos em lâminas, permitindo que patologistas interpretem características anatomopatológicas (análise de células ou tecidos do corpo, realizada para fins diagnósticos) com precisão e elaborem laudos especializados.
Ele explica que, ao todo, foram investidos R$ 1,5 milhão para trazer a tecnologia e os equipamentos necessários para todas as marcas do grupo.
“É uma metodologia que trouxemos da Alemanha, trabalhamos para trazê-la o mais rápido possível. Nossa missão sempre foi inovar com responsabilidade e integridade, priorizando a saúde humana. Agora, damos um passo à frente com essa tecnologia, elevando a qualidade e a confiança nos diagnósticos de anatomia patológica”, afirma o CEO.
Com a nova tecnologia, a capacidade de produção de exames de anatomia patológica do grupo Tommasi sextuplicou, permitindo o processamento de até 300 amostras em apenas duas horas – atualmente, esses exames são responsáveis por 8% do total de testes realizados pelo Grupo e com a meta de atingir 15% em 2025.
“Antes, esses exames patológicos precisavam ser encaminhados para São Paulo, e o paciente recebia dentro de um prazo de 30 dias. Agora, com a nova tecnologia, fazemos essa análise ‘dentro de casa’, com um prazo reduzido de até três dias. Fora isso, o exame já vem com uma inteligência artificial que auxilia o médico no diagnóstico completo e preciso”, completa.
Leia também:
Capixaba Ybera Paris investe R$ 60 milhões em nova fábrica e quer crescer 150% em 2025