A fábrica de biscoitos Kebis, com sede em Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, está se preparando para dar um novo passo em sua trajetória de crescimento: a expansão para o mercado nacional por meio do modelo de franquias. O plano inclui a presença em cidades estratégicas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, com lojas em shoppings que atendam a um público interessado em produtos artesanais de alta qualidade.
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Empresa planeja abrir unidades franqueadas em diferentes estados
Segundo Valter Braun, sócio-proprietário da Kebis, a empresa já está contratando uma consultoria especializada para estruturar o modelo de franquias, com foco na padronização de processos e na definição do mix de produtos.
“Temos potencial para alcançar outros mercados fora do Espírito Santo, mas só vamos dar esse passo quando estivermos maduros o suficiente. Queremos entender como o cliente reage. Nosso objetivo é crescer de forma sustentável e verdadeira, respeitando o DNA da marca”, afirma Braun.
O primeiro passo dessa expansão é a padronização da loja-conceito localizada em Domingos Martins, que servirá como modelo para futuras franquias. A empresa está estudando a viabilidade de novos produtos e parcerias com outros negócios. O objetivo é diversificar o portfólio, incluindo itens como chocolates, licores e outros produtos artesanais.
“Biscoito não é suficiente para atuarmos em um mercado competitivo. Queremos trazer para o nosso mix produtos que ‘brotam da alma das pessoas’, mas que muitas vezes não têm acesso ao mercado. Para isso, todos os nossos fornecedores precisam compartilhar dos nossos três pilares: respeitar, cuidar e preservar. Esses princípios, herdados da cultura dos imigrantes alemães e italianos que fundaram a empresa, são fundamentais para o nosso sucesso até aqui”, destaca.
Tradição e sustentabilidade como pilares do negócio
Fundada em 1994, a Kebis nasceu da tradição dos biscoitos natalinos produzidos pela Sra. Adélia, descendente de alemães que mantinha viva a culinária típica da sua terra de origem. Após sua aposentadoria, as famílias imigrantes da região decidiram dar continuidade à produção, expandindo o negócio para além do Natal e transformando a empresa em uma referência na produção de biscoitos artesanais com ingredientes 100% naturais.
Hoje, a fábrica produz cerca de 120 toneladas de biscoitos por ano, com um portfólio que inclui 29 sabores diferentes, e emprega 25 colaboradores. A preocupação com a sustentabilidade também faz parte do dia a dia da Kebis. A empresa desenvolve projetos ambientais, como a reutilização de sacolas plásticas para a produção de mudas de espécies nativas, que são distribuídas na região e geram recursos para instituições beneficentes, como a APAE.
Em 2022, a Kebis foi credenciada como Centro de Educação Ambiental pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), passando a receber entre 200 e 400 visitantes para palestras e atividades educativas sobre boas práticas ambientais.
De Domingos Martins para o Brasil
Além da loja da fábrica, inaugurada em 2023 e que se tornou um importante atrativo turístico em Domingos Martins, os produtos da Kebis estão presentes em redes de supermercados do Espírito Santo e em todo o Brasil, por meio de marketplaces.
Agora, com o foco na expansão nacional via franquias, a empresa quer levar a essência da marca para outros estados.
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