Uma comitiva formada por executivos, empresários e dirigentes de entidades ligadas ao café robusta/conilon embarcará para o Vietnã, maior produtor de café robusta do mundo, em uma Missão Técnica entre os dias 4 e 14 de março. O objetivo é conhecer o ecossistema da cafeicultura vietnamita.
O convite foi realizado por Nguyen Nam Hai, presidente da VICOFA (Associação de Café e Cacau do Vietnã), ao presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), Fabrício Tristão. A delegação contará com cerca de 15 representantes do Espírito Santo, incluindo o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Agricultura, Enio Bergoli.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Capixabas vão rodar por lavouras de café robusta no Vietnã
Tudo começou em setembro de 2024, quando o presidente da VICOFA, Nguyen Nam Hai, visitou o Espírito Santo para participar do Vitória Coffee Summit, evento realizado pelo CCCV no Palácio do Café, em Vitória. Na ocasião, a delegação vietnamita conheceu propriedades capixabas e o potencial do café conilon.
Agora, é a vez das autoridades capixabas viajarem ao Vietnã para entender melhor a produção local e os fatores que levaram o país a alcançar alta produtividade, qualidade, eficiência e competitividade no mercado internacional.
A programação inclui visitas a propriedades produtoras, indústrias, ao Porto de Ho Chi Minh e a estruturas comerciais. Além disso, a comitiva participará da inauguração de uma nova indústria e dos eventos Festival de Rua de Buon Ma Thuot e da cerimônia de abertura do 9° Festival de Café de Buon Ma Thuot 2025, que celebra a cultura cafeeira vietnamita.
O Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo e líder na produção de café robusta/conilon. Nos últimos meses, fatores ligados ao país impactaram significativamente o mercado global de café. O robusta cultivado no Vietnã é amplamente utilizado em misturas de café solúvel e no mercado de cafés comerciais devido ao seu sabor intenso e menor custo de produção, sendo essencial para a indústria de café instantâneo e blends industriais. Aproximadamente 95% da produção de café no país é dessa variedade.
O Espírito Santo, por sua vez, é o segundo maior produtor de café do Brasil, respondendo por 25% da produção nacional. O estado lidera a produção e exportação brasileira de café conilon, com uma média de 16 milhões de sacas anuais, sendo a segunda maior origem global dessa variedade, atrás apenas do Vietnã. Além disso, a região abriga as principais indústrias brasileiras de café solúvel.
Fabrício Tristão, presidente do CCCV, destaca que a delegação será composta por cerca de 15 pessoas.
“O objetivo principal é entender melhor o modelo de produção do Vietnã, que possui características muito diferentes do nosso. Enquanto o Espírito Santo detém a cafeicultura de robusta mais tecnificada do mundo, o Vietnã adota um modelo multiprodutivo, combinando o café com outras culturas, como pimenta e frutas. Esse formato tem garantido estabilidade à produção vietnamita, mesmo diante de desafios climáticos”, destacou Tristão.
Missão capixaba pode resultar em acordo de cooperação para o setor de café
Durante a viagem, há a expectativa de assinatura de um protocolo de cooperação entre o Centro do Comércio de Café de Vitória e a VICOFA. “A ideia é formalizar uma parceria para facilitar visitas técnicas, trocas de informação e cooperação entre as entidades. Já enviamos um pedido oficial para validação dessa iniciativa”, complementou.
Tristão reforça que o interesse do Espírito Santo é compreender melhor a estrutura do Vietnã no setor de café robusta. “Queremos conhecer mais a fundo o estágio atual do país em termos de investimentos e desenvolvimento, tanto no parque cafeeiro quanto na indústria e na infraestrutura portuária”.
Leia também:
Conheça os melhores cafés do Brasil em 2024; Espírito Santo se destaca na lista
Produtor de café conilon de Linhares vai representar o Espírito Santo na World of Coffee em Dubai
Espírito Santo exporta 8,3 milhões de sacas em 2024 e registra o maior volume de exportação de café da história