Considerada a maior fabricante de fixadores da América Latina, a Ciser possui tecnologia e a inovação como grandes pilares para o seu desenvolvimento estratégico e neste ano investiu em tecnologias da indústria 4.0 para resolver suas dores. A gerência de manutenção da Ciser vivia uma rotina de manutenção, baseada na manutenção preventiva de inspeção, manutenção invasiva – para desmonte do equipamento, e manutenção preditiva terceirizada. No entanto, para determinados equipamentos essa rotina, não oferecia a confiabilidade necessária. Pensando nisso, em dezembro de 2020, a companhia de fixadores implementou o monitoramento online para gestão de ativos industriais, desenvolvido pela TRACTIAN. Acompanhe os bastidores do Mundo Business no Instagram e no WhatsApp
Lei aumenta para 40% a margem do empréstimo consignado durante a pandemia
Foi veiculado no blog da startup Unit um artigo corrigindo o quê noticiou grande parte da mídia nesta terça-feira, sobre a Lei que aumenta a margem consignável para 40% e que foi sancionada pelo Governo Federal hoje. O texto, escrito pelo Head de Parcerias, Gabriel Harchbart Dias, discorre que o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta terça-feira (30) a medida provisória que aumenta, de 35% para 40%, a margem para o crédito consignado até 31 de dezembro de 2021. A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal no início deste mês. Porém, grande parte da mídia noticiou que a medida aprovada – e agora Lei nº 1.431/21 – inclui apenas os pensionistas do INSS e os aposentados, o que não é verdade. A Lei nº 10.820/2003, dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento para os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Portanto, a medida provisória prevê que os empregados de empresas privadas também serão beneficiados pelo aumento da margem consignável, e não só os aposentados e pensionistas.
“Monitoramento preditivo da Tractian amplia nossa confiabilidade no processo”, diz técnico da Ciser
A Ciser, companhia que fabrica fixadores e atende a diversos segmentos em âmbito nacional e internacional, hoje possui uma equipe dedicada à implementação da indústria 4.0. O gerente do projeto, Pedro Piovesan, enfatizou que: “Ampliar o leque de manutenção preditiva era uma das prioridades”. E para execução desse projeto, contou com o suporte do responsável pelo planejamento de manutenção, Fabiano de Souza. Para implementar a manutenção preditiva, isto é, aquela que ocorre antes de o equipamento apresentar defeitos, a Ciser fechou parceria com a TRACTIAN. Fundada em 2019, a startup desenvolve sensores que conseguem, em tempo real, monitorar e medir a vibração, temperatura e localização de equipamentos. O sensor envia alertas automáticos quando os equipamentos apresentam anomalias, ou estão sob risco iminente de quebra. Fabiano, responsável pelo planejamento de manutenção, explica que para iniciar o projeto, foi preciso definir qual equipamento seria objeto de monitoramento. Então foi decidido que os fornos de tratamento térmico seriam os pontos estratégicos, já que existe uma grande dificuldade em paralisá-los na linha de produção, caso ocorra alguma quebra. O CEO da TRACTIAN, Igor Marinelli, salienta que a implementação ocorreu em alguns dias e que com apenas três meses, já teve resultados expressivos. Hoje, monitorando ativos essenciais da linha de produção da Ciser, Marinelli ressalta a importância da startup. “A TRACTIAN contribui de forma significativa para a manutenção preditiva na indústria brasileira” Na avaliação de Fabiano, a solução implementada alia produtividade e confiabilidade: “O sensor da TRACTIAN pode monitorar o que o olho humano não enxerga. Nós utilizamos os dados recebidos pelo sistema da startup, e identificamos o momento certo para a manutenção do equipamento. A informação que recebemos através deste monitoramento preditivo, amplia nossa confiabilidade no processo, o que possibilita maior segurança em tomadas de decisão, como na implantação de novos produtos ou prazos”, explica.
CEO da Timenow Antônio Toledo comemora 25 anos da empresa
“A Timenow nasceu há 25 anos fruto do sonhos de Franscisco Carvalho e Sérgio Melo. Nasceu com valores sólidos que fazem parte da nossa cultura e permitem nosso crescimento. Para os próximos 25 anos, precisamos estar cada vez mais próximos da atuação digital, mantendo os nossos valores e investindo na formação de pessoas”, disse Toledo em conversa com a coluna.
Findes faz doações para o combate à pandemia
A presidente da Findes Cris Samorini iniciou a entrega de 4.250 oxímetros ao Governador Renato Casagrande neste quinta-feira (01), como contribuição para o sistema de saúde no combate à pandemia. Essa entrega marca a reativação do movimento #IndústriadoBem da Findes.
Findes e Sesi ES doam capacetes respiratórios
A Findes, por meio do Sesi ES, também entregou cinco capacetes respiratórios, os chamados Elmos, ao Hospital Estadual Dório Silva no último dia 26. Os capacetes evitam a intubação e diminui as suas consequências em cerca de 50% a 60% dos casos.