O dinamismo do ambiente empresarial capixaba segue pautado por empresas que se destacam pela inovação, crescimento acelerado e impacto em seus setores – seja no comércio exterior, indústria, logística ou outros setores da economia capixaba.
Depois de destacarmos startups promissoras, agora ampliamos o olhar para mais cinco negócios capixabas que vamos ficar de olho em 2025, seja pela adoção de novas tecnologias, pela expansão para novos mercados ou por modelos de negócio diferenciados. Confira a seguir!
Comexport
A gigante do comércio exterior ganhou destaque no último ano ao ultrapassar a Vale e assumir a segunda posição entre as companhias que mais faturam no Espírito Santo, segundo o Anuário IEL 200 Maiores e Melhores, produzido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Fundada no Espírito Santo, a companhia ficou atrás apenas da unidade operacional da Petrobras no Espírito Santo, e reportou um faturamento de R$ 16,9 bilhões – 81,23% a mais do que no ano anterior.
A lista, publicada no último trimestre de 2024, leva em consideração dados referentes ao fechamento de 2023, e avalia o desempenho financeiro e o impacto econômico de empresas de diversos setores. Vale lembrar que entram no ranking as empresas com sede no estado e as que possuem sede fiscal em outro local, mas atuam no Espírito Santo (neste caso, foi considerada a receita gerada no estado capixaba).
Timenow
Pelo segundo ano na nossa lista, a gigante capixaba – e destaque em consultoria, gestão de projetos e engenharia – continua em amplo crescimento. Com uma receita prevista de R$ 630 milhões e operações em mais de 15 estados brasileiros, além de uma expansão consistente nos Estados Unidos e Europa, a empresa alcançou a marca de R$1 bilhão em contratos assinados apenas no primeiro semestre de 2024.
Em 2025, a Timenow projeta alcançar uma receita superior a R$ 700 milhões e expandir sua atuação em mercados estratégicos, como química, petroquímica, mineração, agronegócio e infraestrutura, além de intensificar sua atuação no mercado internacional em setores como energia, óleo e gás e infraestrutura.
ATW Delivery Brands
A ATW, líder no mercado de dark kitchens, teve um 2024 agitado. Depois de um aporte de R$10 milhões da Apex Partners, comprou a rede Zé Coxinha, com 30 pontos físicos e uma fábrica na Serra, e alcançou um faturamento de R$ 180 milhões – um avanço de 82% em um ano.
Para este ano, a expectativa da ATW Delivery Brands é seguir com o plano de consolidação e aquisição de novas marcas. A projeção, segundo a empresa, é fechar o ano de 2025 com um faturamento na casa dos R$ 200 milhões.
VIXPar
A VIXPar, holding de empresas de logística Grupo Águia Branca, inclui marcas como VIX Logística, Let’s, V1 e Autoport. Os dados consolidados de 2024 ainda não foram divulgados, mas apenas nos três primeiros trimestres do ano, a empresa registrou uma receita operacional líquida de R$ 2,88 bilhões. O número representa um avanço de 15,7% com relação ao mesmo período de 2023.
Com o primeiro caminhão rodoviário elétrico do Brasil e um trator autônomo no portfólio da empresa, 2025 será um ano de inovação e expansão.
Natufert
Representando o agronegócio capixaba, a Natufert é referência nacional no mercado de fertilizantes de base orgânica. Em 2022, anunciou um investimento de mais de R$ 7 milhões e quer chegar a uma capacidade produtiva de 50 mil toneladas.
A empresa é uma das investidas do fundo de private equity Apex Crescimento Mercados Regionais e se soma a outras empresas aportadas, como Wine, Yooga, Timenow Engenharia, Fucape Business School e ATW – empresas líderes em seus setores nacionalmente, cujo faturamento somado é de mais de R$ 2 bilhões.