As marcas capixabas Origens e Barche, especializadas em moda masculina, foram adquiridas pelo grupo carioca Mauá Group, que tem atuação em todo o país. Após a transação, as marcas capixabas, que foram 100% adquiridas, vão entrar em um ciclo de expansão no próximo ano – e devem ganhar mais 30 lojas, chegando a todas as capitais do país.
Meta é ter lojas em todos os estados do país, segundo fundador da Barche
Já a Barche, fundada em 2018 por quatro empresários capixabas, abrirá 12 lojas em 2025 e tem a previsão de inaugurar outras 14 em 2026. “O plano é ter uma loja da Barche em cada capital deste país. Desde a fundação da empresa, nossa intenção era criar uma marca masculina, de resort wear, para preencher um hiato existente no mercado. E, com o sucesso deste projeto, fazer o exit para um grande grupo de moda. Tivemos êxito”, afirma um dos fundadores, Felipe Vieira. Segundo ele, além da expansão no mercado de varejo com abertura de novas lojas, a marca apostará no fortalecimento do atacado e do e-commerce. Assim como no caso da Origens, Felipe permanecerá como CEO e ‘mente criativa’ da marca. Nos últimos seis anos, a marca alcançou mais de meio milhão de peças vendidas em todas as regiões do país, com uma média de faturamento de R$ 8 milhões por ano.
“Vamos levar o Espírito Santo para o mundo”
As marcas capixabas Origens e Barche foram 100% adquiridas pelo Mauá Group, um grupo nacional que tem negócios nos ramos de engenharia, agronegócio, setor financeiro e facilities – e agora, recentemente, tem investido em marcas de varejo em sua carteira. Com a aquisição, as capixabas vão passar por um processo de expansão nacional, inaugurando, pelo menos, uma loja de cada uma delas em cada capital do país. Fundada em 2009, a Origens ficou conhecida por suas coleções que enaltecem paisagens e a cultura capixaba, sendo facilmente reconhecida em todo o Espírito Santo. Ao longo dos 15 anos de trajetória, a marca produziu mais de um milhão de peças e alcançou um faturamento acima de R$ 35 milhões. Segundo um dos fundadores da Origens, Rafael Miranda, a transação foi concluída em agosto de 2024 e o novo grupo deve investir no próximo ano, em pelo menos, 26 novas lojas. Inicialmente serão três lojas entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em breve, a marca capixaba também deve ter novas unidades em shoppings, aeroportos e avenidas de outros estados. “A Origens, desde que foi criada em 2009, já foi pensada em expandir para o Brasil. Estávamos em busca desse parceiro ideal para essa transação. Ao longo dos últimos anos, já tínhamos feito rodadas com investidores e recebemos propostas de fundos de investimento e grupos de varejo. Agora, avançamos com esse projeto que acredito que vai escalar a marca e levar ela do Espírito Santo para o mundo”, afirma Miranda. Para garantir que a marca passe pelo processo de expansão, sem perder sua essência, Rafael Miranda e seu sócio Igor Sousa agora atuarão como diretores estratégico e operacional, respectivamente. “Ao longo desses 15 anos de história, a Origens chegou a 16 estados nas cinco regiões do país, resgatando o sentimento de pertencimento de cada local. Entre os marcos da nossa trajetória estão collabs com marcas relevantes, como Spaten, Bradesco, Wine, Buaiz Alimentos e o programa Espírito Startups. Além disso, a marca ganhou prêmios nacionais e internacionais como o Selo AMA do São Paulo Fashion Week, Act Responsible em Cannes e prêmio da criatividade de Lusófonos, Lisboa. Foram mais de um milhão de peças, produzidas e vendidas dentro e fora do estado. Agora, estamos prontos para ganhar ‘novas fronteiras’”, completa.