Folha Business

Motor Group Vitória faz fusão com Grupo Via e forma conglomerado automotivo com faturamento de R$ 1,3 bilhão

Os dois últimos anos foram marcados pelo aquecimento do mercado automotivo de luxo, com a expansão de grupos de concessionárias pelo Brasil e pelo Espírito Santo. Agora, o Motor Group Vitória, de Renato Bello e Netto Soares (foto), concluiu sua fusão com o Grupo Via, formando o Motor Group Brasil, que nasce com um amplo portfólio de concessionárias de automóveis nos quatro estados do Sudeste e um faturamento combinado de R$ 1,3 bilhão. Acompanhe Mundo Business no Instagram

Motor Group Vitória mantém investimentos em Linhares e Vitória

Bello afirma que todos os investimentos previstos para o Espírito Santo serão mantidos mesmo após a fusão. “Vamos seguir com os investimentos previstos no Espírito Santo, com expectativas de novas concessionárias em Linhares e Vitória.” Mesmo com o atraso nas linhas de produção de veículos em todo o mundo desde o início da pandemia, o que prolonga as filas de espera pelos automóveis, Renato Bello aponta que, por outro lado, a alta demanda permitiu vendas com melhores margens. “Foram os anos mais rentáveis da história das nossas concessionárias”, disse Bello sobre a performance do Motor Group Vitória em 2021, em conversa com a coluna Mundo Business. A Value Capital Advisors foi assessor exclusivo da operação. O escritório Marcelo Tostes Advogados foi o assessor legal.

Meta do Motor Group Brasil é quadruplicar faturamento até 2025

O Motor Group Vitória, que opera concessionárias de carros e motos ‘premium’ no Espírito Santo e Rio de Janeiro e tem como sócios Netto Soares e Renato Bello, acaba de concluir a fusão com o Grupo Via. O Via é responsável por concessionárias como DAF Caminhões, Mitsubishi e Suzuki em diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais e tem entre os sócios Luis Fernando Porto e Sérgio Augusto de Resende. Em 2020, os dois mineiros também estiveram envolvidos em outra fusão, quando a Unidas se uniu à Localiza em um transação de R$ 50 bilhões. O capixaba Motor Group Vitória atua com lojas da BMW (carros e motos), MINI, Volvo, Audi, Ducati e Triumph. Com forte atuação no segmento premium, o MGV foi responsável por uma fatia de 82% do mercado capixaba de veículos premium nos 10 primeiros meses de 2021. A nova empresa, chamada Motor Group Brasil, já nasce com 11 lojas em todos os estados do Sudeste e um faturamento combinado de R$ 1,3 bilhão. Renato Bello será Presidente do Motor Group Vitória e do Motor Group Brasil. Netto Soares e os dois sócios do Via integrarão o Conselho de Administração. “Nossas conversas com o Grupo Via já se estendiam por seis meses e nossas visões estratégicas sobre crescimento de mercado e consolidação tiveram grande convergência”, afirmou Renato Bello. Com perspectivas de um crescimento acelerado de faturamento e número de lojas em 2022, o Motor Group Brasil aposta na tese do crescimento da participação dos automóveis premium no mercado nacional. A meta é chegar em 2025 com 20 lojas e um faturamento na casa dos R$ 5 bilhões. Uma das principais estratégias para capturar esse aumento de procura será explorar outras praças “mais esquecidas” fora da região Sudeste, como a região Norte e Centro-Oeste, onde o grupo já negocia a aquisição de concessionárias de grupos locais, com redes de menor porte. “Buscaremos oportunidades sempre no segmento de carros do segmento de alto valor”, pontua o presidente do Motor Group Brasil.