O Grupo Lamoia, proprietário da indústria capixaba de sorvetes de marcas como Paletitas, Luigi, Real Gelato e Açaí Natuzon, vai investir R$ 100 milhões para construir uma nova fábrica em Piúma. O local abrigará uma megastore – uma loja suspensa com vista para a operação –, além de heliponto e centro de eventos. A ideia, segundo o CEO do grupo, é ser “o ponto turístico mais visitado do sul do estado”.
Expansão: SP e MG vão ganhar novos centros de distribuição
Fundado em 2015, o Grupo Lamoia é líder de mercado de sorvetes no Espírito Santo e vem expandindo sua atuação em novas regiões como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Até o final do mês de novembro, a empresa vai inaugurar 16 novas lojas, sendo oito no Espírito Santo. A próxima aposta, segundo o CEO, é o estado de São Paulo. Para isso, a empresa vai inaugurar, no início de dezembro, um centro de distribuição em Indaiatuba (SP) com capacidade para armazenar 200 mil quilos de produtos. Além disso, o grupo investiu R$ 1,5 milhão para adquirir uma área de mais de 80 mil metros quadrados, na BR-116, em Leopoldina, em Minas Gerais, onde construirá um Centro de Distribuição para atendimento à região da Zona da Mata Mineira, e as operações do estado do Rio de Janeiro. As obras terão início em 2025. “Esses centros de distribuição nos permitirão abastecer nossos clientes com mais agilidade, além de facilitar a abertura de novas lojas das nossas marcas Paletitas e Luigi nessas regiões. O investimento consolida nossa expansão e o crescimento em volume de produtos, diversidade de portfólio e áreas de atuação”, completa Wanderson Lamoia. Hoje, o Espírito Santo corresponde a 55% das vendas do grupo, que também distribui para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, com 20%, 17% e 8%, respectivamente.
Inspirada na Europa e Ásia, loja suspensa é inédita no Brasil
Do total investido, R$ 90 milhões foram direcionados à aquisição do terreno, bem como na construção da fábrica, maquinário e área de armazenamento. Outros R$ 10 milhões foram destinados para a ‘megastore’, que vai ocupar cerca de 7 mil metros quadrados. A loja contará com uma área suspensa, com visão para toda a unidade fabril – projeto inédito no país, segundo o CEO do grupo, Wanderson Lamoia. “A ideia é que os visitantes e turistas façam uma imersão e vejam, na prática, o funcionamento de uma fábrica de sorvetes totalmente automatizada. O projeto é inédito no país, e foi inspirado por outras fábricas da Europa, dos EUA e da Ásia. Sem dúvidas, vai gerar um impacto positivo para o turismo capixaba, principalmente no sul do estado, que tem uma carência ainda maior”, afirma Lamoia. Ele explica que o espaço terá capacidade para receber até 500 visitantes por dia. Além da loja suspensa, os visitantes poderão fazer um tour guiado, de cerca de uma hora e meia, por todo o complexo, que terá área total de 43 mil metros quadrados. Além da megastore e das unidades fabris, o local abrigará um heliponto e um centro de eventos com capacidade para até 300 pessoas, que, segundo Lamoia, vão atender toda a região. “Hoje, as cidades do entorno não têm algo desse porte. Esse centro de convenções vai possibilitar que a região passe a receber teatros e eventos empresariais, por exemplo. A ideia é criar o ponto turístico privado mais visitado do sul do estado”, completa. As obras terão início em janeiro de 2025 e a expectativa é que o espaço fique aberto para visitação do público em 2028.