Quando se trata de concessionárias premium, Renato Bello é um dos principais nomes no Brasil. Sócio e CEO do Motor Group Vitória (responsável por marcas como BMW, Volvo, Audi, Ducatti, Triumph e BMW Motorrad) Renato já foi reconhecido nacionalmente diversas vezes pela qualidade no atendimento e prestação de serviços. No Programa Mundo Business de ontem, o empresário contou sobre o início de sua trajetória– em um lava-jato– e onde quer chegar – trazer uma concessionária premium inédita ao Espírito Santo. Assista ao episódio na íntegra 

“Trazer uma concessionária da Porsche ao ES é um sonho”, diz CEO do Motor Group Vitória

MB: Além das concessionárias, o Motor Group Vitória também um estoque de carros superesportivos, como McLaren, Corvette, Porsche e Ferrari. Renato Bello: O ES tem muitos apaixonados por carros e potenciais compradores que não contavam com uma loja nesse segmento de ultra luxo. Com a loja de seminovos de luxo Vitória Premium Selection queremos inserir o estado no cenário nacional de carros esportivos. MB: Atualmente, qual é o seu maior sonho no mercado automotivo? Trazer uma concessionária da Porsche ao Espírito Santo é um sonho. Se fosse da nossa vontade, já teríamos aberto. Mas isso depende de trâmites da montadora. MB: O Motor Group Vitória também está investindo em serviços financeiros e corretora de seguros. Qual a estratégia por trás dessa expansão? Renato Bello: Não há planos de crescimento apenas abrindo novas concessionárias. Dentro do nosso negócio, temos espaço para agregar mais valor por meio de seguros, garantia estendida e serviços financeiros. O Motor Group Vitória quer oferecer serviço em todas as áreas conectadas com uma concessionária.

Sem viagens e com desejo de aproveitar a vida, capixabas compraram mais carros de luxo, avalia Renato Bello

Mundo Business: Como foi o início da sua trajetória e o que te motivou a trabalhar e empreender? Renato Bello: Quando eu tinha 14 anos, queria independência financeira. Gostava de carros e então vi oportunidade de começar a lavar carros na rua. Logo recrutei outros cinco jovens do bairro para trabalhar comigo. Aos 16 fui emancipado e tive a oportunidade de alugar um terreno na minha cidade, Belo Horizonte, onde montei um lava-jato e iniciei formalmente a empreender. MB: Como você foi parar no mundo das concessionárias? Renato Bello: Aos 21 entrei como estágiário em um grupo de concessionárias. Sabia que o único jeito de crescer na vida era trabalhando e estudando muito. Passei por todas as áreas e saí como diretor, então posso dizer que passei minha vida toda lidando com carros. Sou feliz porque é um negócio que eu amo. MB: De lavador de carros e CEO de um grupo de concessionárias premium. Como foi sua chegada no ES e de onde saiu a decisão de investir? Renato Bello: O ES é um estado muito relevante e bem localizado no Sudeste. No final de 2015 conheci meu sócio Netto Soares, um empresário capixaba, e tivemos a oportunidade de comprar a concessionária BMW. Quando assumimos a operação, não pensávamos em ser um grupo de concessionárias premium. Mas a operação foi boa e convergimos muito as nossas ideias em termos de atendimento e valores. Então, compramos a operação Volvo e nos posicionamos como o maior vendedor de carros premium do ES. Após isso, também entramos no mercado de motos premium. Em meio a pandemia, o Moto Group Vitória  teve sua melhor performance financeira. Qual o motivo do aquecimento desse mercado? Houve um desejo muito grande das pessoas de usufruírem de suas conquistas. Então, quem estava esperando a oportunidade de comprar carro, moto e até casa, realizou esse sonho. Além disso, com os capixabas viajando menos por conta das restrições sanitárias, sobrou um orçamento maior e mais clientes resolveram se presentear com um carro premium.

Alta de carros de luxo

Segundo um estudo de 2021 da consultoria  , esse mercado deve crescer a uma taxa anual de mais de 9% até 2027, podendo atingir um valor de 655 bilhões de dólares de valor de mercado.

BMW se destaca no Brasil em meio à pandemia

A BMW foi o grande destaque em 2020. Com o sucesso da nova série 3 e a chegada dos novos modelos da linha esportiva M sport, a montadora teve um bom ano, com 11 mil unidades vendidas.

Motor Group Vitória atinge o maior market share em seu segmento no ES

Fundado pelos empresários Renato Bello e Netto Soares, o Moto Group Vitória representa 80% do market share (participação de mercado) de veículos de luxo no ES.