Fundado em Vitória, em 2012, o PicPay fechou a primeira metade de 2024 com números positivos e já começa a apresentar lucros consistentes. Em 2023, o app considerado o “pai do Pix” reportou um lucro líquido de R$ 37 milhões após fechar 2022 com um prejuízo de R$ 693 milhões. No primeiro semestre deste ano, o lucro foi de R$ 62 milhões, quase o dobro do resultado do ano anterior completo.
Diversificação vai impulsionar lucro, afirma CEO do PicPay
A palavra chave do semestre – que explica boa parte da lucratividade – foi a diversificação de receitas. Essa estratégia foi impulsionada pela expansão em novas áreas como crédito e adquirência e serviços financeiros, como seguros. A receita média por usuário aumentou 40%, atingindo R$ 35. Em junho, o PicPay somava 36 milhões de clientes ativos e 57 milhões de contas abertas (seria o 7º maior banco do país em número de clientes). A movimentação total dos usuários PicPay foi de R$ 189 bilhões no 1º semestre, um aumento de 66% em comparação com o ano passado. Cerca de 11% das transações de Pix no semestre iniciaram ou encerraram em uma conta do PicPay. Ao final de junho de 2024, a carteira de crédito do PicPay somava R$ 6 bilhões, um aumento de 62% em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano. A originação de empréstimos no primeiro semestre chegou a R$ 2,7 bilhões, um salto de 230% na comparação anual. A receita saltou 50% com relação à primeira metade do ano anterior, alcançando R$ 3,4 bilhões. “Entregamos mais um resultado muito positivo, que reforça nosso compromisso com o crescimento aliado à rentabilidade. Continuamos com foco em ampliar a eficiência da operação sem deixar de oferecer a mais inovadora experiência para os usuários, o que vai acelerar o avanço da companhia nos próximos trimestres”, afirma Eduardo Chedid, CEO do PicPay. DO ES PARA O MUNDO: A TRAJETÓRIA DO PICPAY 2012 – App do PicPay chega às lojas de aplicativos e inaugura a era dos pagamentos instantâneos. Lojas e restaurantes de Vitória são as primeiras da história a aceitarem pagamentos pelo app; 2015 – Empresa é investida pelo Grupo J&F, dos donos da JBS; 2019 – J&F aumenta participação e passa a deter 71% do PicPay; 2022 – 34 milhões de pessoas (o equivalente a 9x a população do Espírito Santo) usam o app diariamente; 2023 – PicPay tem o primeiro lucro anual da história. Neste ano, Espírito Santo foi líder nacional em pagamentos digitais.