A fintech PicPay, fundada em Vitória, em 2012, registrou lucro líquido de R$ 37 milhões em 2023, o primeiro resultado positivo anual da sua história, com a receita no período crescendo 22%, para o recorde de R$ 3,5 bilhões, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (27). Em 2022, o PicPay havia apurado prejuízo de R$ 693 milhões, mas iniciou um plano focado em reduzir a queima de caixa para fechar o ano seguinte no verde. E teve sucesso.

Relembre os principais marcos da história do PicPay:

O PicPay é considerado uma das startups capixabas de maior sucesso da história e nasceu em Vitória quando o ecossistema de inovação como conhecemos hoje praticamente não existia. 2012: PicPay é fundado em Vitória (ES) por Dárcio Stehling, Anderson Chamon, Davi Pozzi, Hudson Chamon,  Diogo Roberte e Pablo Gomes A Startup foi pioneira ao permitir pagamentos fora do sistema bancário de forma instantânea em uma época em que o talão de cheque fazia parte da rotina dos brasileiros. 2015: PicPay recebe investimento do grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. 2019: Fintech lança seu cartão de crédito 2021: PicPay chega a 30 milhões de usuários ativos, com presença em mais de 5 milhões de estabelecimentos 2023: A startup tem seu primeiro lucro anual em sua história

PicPay aposta em novas avenidas de crescimento em 2024

O primeiro lucro anual do PicPay começou a ser construído em 2022. Naquele ano, a empresa se viu obrigada a trocar a estratégia de queimar caixa para crescer– algo frequente dentro do mundo das startups– por priorizar a rentabilidade. Os ajustes foram focados em rentabilidade, que envolveram redução de despesas, otimização de preços e diminuição dos custos de funding, isto é, custos de captar investimentos de terceiros. Apesar de ter desacelerado seu crescimento de base de usuários, a fintech alcançou chegou no zero a zero, o ‘breakeven’, no último trimestre de 2022 e começou a reportar resultados trimestrais positivos em 2023 “Atingimos um marco histórico com receita e resultado recorde mesmo em um ano de grandes movimentos, como a aquisição da BX Blue, a incorporação do segmento varejo do Banco Original e da Liga Invest. Daqui em diante, reiteramos o compromisso com o crescimento, rentabilidade, eficiência e qualidade dos nossos produtos para acelerar o ritmo de evolução e expansão de margem”, destacou o CEO da companhia, Eduardo Chedid. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, o dinheiro que os usuários trazem para o ecossistema (cash-in) no mês de dezembro dobrou na comparação com dezembro de 2022, para R$ 30 bilhões, totalizando R$ 245 bilhões em 2023. O PicPay encerrou o ano passado com 35 milhões de clientes ativos, aumento de 9% ano a ano. Hoje o PicPay vê oportunidades de crescimento em diversas linhas de receita que ganharam força no ano passado, crédito e serviços financeiros para pessoa física e na oferta de produtos e serviços para a pessoa jurídica. Também existem algumas verticais recentes “fora da caixa” que também prometem crescer em 2023. A fintech anunciou sua entrada no mercado de publicidade e prevê, em 2024, multiplicar por 10 vezes a receita obtida em 2023. A nova unidade de negócio, em testes desde setembro, conta com mais de 20 clientes.