As centenas de atrações naturais, culturais e religiosas do Espírito Santo ainda não foram capazes de fazer o turismo deslanchar no estado. Porém, frente aos desafios impostos pela reforma tributária, as atividades turísticas serão cruciais para manter o crescimento da atividade econômica capixaba. E o Sebrae/ES decidiu investir pesado para alavancar o setor: até 2026, espera investir até R$ 80 milhões para qualificar empreendedores ligados ao turismo e realizar até 215 mil atendimentos para esse fim.

Sebrae/ES quer aumentar número de produtos turísticos no ES e levar pacotes a mais agências no país

Segundo o levantamento realizado pelo Sebrae/ES, o Espírito Santo tem 59,8 mil empresas ligadas à cadeia do turismo – 80% de micro e pequeno porte – e 195 mil profissionais empregados nessa atividade. O estudo também catalogou 836 atrativos turísticos no estado dentro de categorias como praias, atrações históricas, religiosas, culturais e gastronômicas. Para atrair mais visitantes – e trazer mais dinheiro e arrecadação para o estado – o Sebrae/ES vai direcionar esforços para algumas estratégias. O cenário base é investir R$ 50 milhões com recursos próprios até 2024, mas o valor pode chegar a R$ 80 milhões com apoio de parceiros e Sebrae nacional. Uma das estratégias é aumentar o número de produtos turísticos de experiência – tudo aquilo que o turista pode ver, experimentar e comprar. Hoje existem 33 produtos desse tipo no estado e a meta do Sebrae/ES é ajudar a elevar esse número para 500. Outra medida que o Sebrae/ES pretende apoiar é a governança das regiões turísticas. Segundo Pedro Rigo, superintendente da organização, o alinhamento da cadeia de turismo foi essencial para o sucesso de regiões como Bonito (MS) e Gramado (RS). “Vamos apoiar a governança do turismo em regiões importantes do estado como o Caparaó.  Vamos reunir organizações locais para dialogar e definir os rumos do turismo”, enfatizou Rigo. Com mais atrativos e melhor organização das regiões turísticas, o próximo passo do Sebrae/ES é ajudar a vender o Espírito Santo como destino em todo o Brasil. Hoje existem 23 operadoras de turismo ao redor do país que vendem pacotes para o estado e a meta é aumentar esse número em 50%.

  • “Queremos colocar o Espírito Santo nas prateleiras das principais agências de viagens do país. Não podemos pensar que um estabelecimento por si só vai atrair turistas. Vemos belos hotéis e restaurantes que tem movimento apenas no fim de semana, mas queremos, junto com as agências, movimentar o turismo durante todos os dias da semana”, completou Rigo.
Segundo o Sebrae Inteligência de Mercado, as principais tendências de turismo para 2024 são turismo de luxo; viagens imersivas, turismo gastronômico, rural, sustentável e de aventura. Tudo a ver com que o Espírito Santo pode oferecer.