Fundadores da startup capixaba ByAgro
Fundadores da startup capixaba ByAgro

A startup capixaba ByAgro desenvolveu uma rede de comunicação IoT (Internet das Coisas) para propriedades rurais, permitindo monitoramento e acionamento remoto de equipamentos. Com essa tecnologia, produtores podem controlar bombas, reservatórios, pivôs, sensores de umidade do solo, pluviômetros e outros dispositivos diretamente pelo celular ou computador. O objetivo é impulsionar a chamada Agricultura 4.0, trazendo mais eficiência e sustentabilidade para o setor.

Criada há três anos, a ByAgro tem atuação consolidada em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, São Paulo e Rio Grande do Sul. Agora, a empresa foca na expansão para São Paulo e Bahia, além de ampliar a oferta de automação para grandes propriedades.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Automação no campo: gestão remota para maior eficiência

Especializada em telemetria e automação, a ByAgro desenvolveu um sistema inteligente de manejo autônomo da irrigação. Com ele, os produtores podem monitorar e operar equipamentos à distância, garantindo melhor uso dos recursos hídricos.

Denio Arantes, diretor-executivo da startup, destaca que a tecnologia é essencial para um uso mais eficiente da água no agronegócio. “Com a inteligência artificial e a automação, levamos os conceitos da Indústria 4.0 para o campo, incorporando telecomando e telemetria aos sistemas de irrigação”, explica.

A empresa começou com a telemetria para pivôs centrais, e hoje já tem cerca de 400 equipamentos monitorados no Brasil.

“Além do pivô central, também trabalhamos com acionamento remoto de bombas de irrigação. Muitas vezes, essas bombas estão em locais de difícil acesso, como reservatórios e rios distantes, e conseguimos controlá-las via aplicativo. Isso cria um ecossistema de Internet das Coisas (IoT) na fazenda, permitindo que o produtor tenha controle total sobre sua operação”, destaca.

O sistema desenvolvido integra diversos sensores para monitoramento da umidade do solo, funcionamento das bombas e nível dos reservatórios – desde pequenas caixas d’água até grandes estruturas. “Nosso objetivo é trazer mais conforto ao agricultor. Ele não precisa mais acordar às 5h da manhã para checar se o pivô está funcionando ou abrir e fechar válvulas manualmente. Tudo pode ser acompanhado pelo celular”, ressalta o executivo.

Expansão e futuro da irrigação inteligente

Embora a empresa tenha iniciado sua atuação mais forte no Rio Grande do Sul, hoje sua sede é em Vitória (ES) e o foco está totalmente voltado para o agronegócio. “Atualmente, temos maior presença em estados como Minas Gerais, Bahia, Piauí, São Paulo e Rio Grande do Sul. No Espírito Santo, estamos entrando com mais força na irrigação localizada, que é a principal tecnologia usada no estado”, explica.

Fundadores da startup capixaba ByAgro

A expectativa da startup é expandir sua presença em São Paulo e Bahia, além de levar suas soluções para grandes propriedades.

“O monitoramento e o manejo eficiente da irrigação podem gerar um aumento de até 20% na eficiência do uso da água, permitindo que o produtor amplie sua área de cultivo sem desperdícios”, enfatiza Arantes.

Além do impacto econômico, a gestão hídrica eficiente também responde a demandas ambientais e regulatórias cada vez mais rígidas.

“A legislação tende a ser mais rigorosa em relação ao uso da água, e um manejo otimizado traz ganhos reais. A irrigação consome energia para operar bombas e pivôs, e quando aplicamos a quantidade certa de água, evitamos desperdícios e a remoção excessiva de nutrientes do solo. Já encontramos produtores que acreditavam estar irrigando corretamente, mas, ao ajustarmos a quantidade ideal de água, tiveram um aumento significativo na produtividade”, finaliza.

Leia também

Produção de ovos cresce 15% no Espírito Santo em 2024

Brasil bate recorde em exportação e consumo de café solúvel em 2024

Espírito Santo lidera exportações de mamão em 2024 com aumento de 35% e receita de US$ 28,3 milhões

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio Colunista
Colunista
Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.