A Antle– fundo global de venture capital para startups no início da jornada, que já investiu em mais de 1.000 startups nos EUA, Europa e Ásia– está aumentando a sua aposta no mercado brasileiro. A gestora de Singapura selecionou mais 10 startups para ingressarem em seu portfólio. As companhias investidas nesta rodada foram Arca, Avnue, Buzzmates, Cercle, Conducco, Easy Telling, Govy, Onstoq, Vizineo e Znit. A BuzzMates, focada no mercado de marketing de influência, é a única capixaba da lista e recebeu o aporte de US$ 125 mil, o equivalente a R$ 615 mil na cotação atual.
Startup foi selecionada para receber US$ 125 mil
A Antler funciona como uma plataforma de investimentos em negócios embrionários. Criado em 2017 pelo norueguês Magnus Grimeland em Singapura, o fundo tem um modelo diferente, procura por potenciais fundadores de startups antes mesmo que eles tenham um Power-Point e um pitch a fazer. O fundo está presente em 20 países e conta com mais de mil empresas investidas. Até então, 12 iniciativas brasileiras haviam sido escolhidas pela gestora. Nessa rodada, foram selecionadas startups que atuam em diversos segmentos. A BuzzMates, focada em marketing de influência, foi criada pelos sócios Matheus Marcellino e Matheus Barcelos, co-fundadores de outra startup capixaba, a Shipp, que se tornou Americanas Delivery após a aquisição pela Americanas. O projeto surgiu em junho de 2023. Logo no início, os sócios se candidataram ao programa de aceleração de startups da Antler, um dos principais fundos de capital de risco em startups do mundo. Após participar de processo seletivo e programa de residência de 10 semanas na sede da Antler Brasil, em São Paulo, a startup foi uma das selecionadas para receber o investimento, destacando-se entre mais de duas mil candidaturas. Durante o programa, os capixabas receberam auxílio da equipe do fundo para desenvolver a ideia de empresa, para que, no final, fossem aprovados por um comitê avaliador. A plataforma da BuzzMates permite que empresas criem campanhas de marketing de influência com qualquer pessoa, independente do número de seguidores, basta ter um perfil no Instagram ou TikTok. Isso tem atraído muitos jovens interessados em vender um espaço em sua rede social. “O marketing de influência que vemos atualmente nada mais é que extrapolar o famoso marketing de indicação, o boca-a-boca, para pessoas que tem uma certa audiência e/ou criam conteúdo nas redes sociais. Todo mundo pode ser um influenciador. As marcas estão percebendo que não são apenas as celebridades que são influenciadores. Criando conexão com conteúdos genuínos, você influencia digitalmente seus seguidores, amigos, sua família e as empresas podem te remunerar por isso”, explicou Matheus Marcellino. Na plataforma, as empresas criam campanhas que vão receber aplicações de influenciadores externos ou que já estão na base da BuzzMates. O processo de criação da campanha passa por: declarar o objetivo, descrever o que os conteúdos que serão gerados pelos influenciadores devem abordar, definir quantos pontos vai valer cada conteúdo gerado ou métrica alcançada e como esses pontos se traduzem em remuneração para o influenciador, podendo ser dinheiro, descontos, produtos e outros benefícios.