Entre reconhecimento de documentos e idas ao cartório, comprar um automóvel sempre foi sinônimo de contratempo. Mas esse processo analógico está prestes a ser extinto pelas plataformas digitais que permitem tramitar toda a documentação de casa. A Vianuvem, startup fundada pelo capixaba Heitor Orletti, é a maior empresa de digitalização de venda de automóveis do Brasil, e participa de $ 20 bilhões em vendas por mês. A tecnologia da Vianuvem chamou a atenção da unico, antiga Acesso Digital, que nesta semana adquiriu a Vianuvem em busca de criar um cadastro único para compras online. Assista Mundo Business com Felipe Rigoni
Com aquisição da Vianuvem, unico mira “futuro desburocratizado”
De acordo com Guilherme Cervieri, responsável pelas áreas de estratégia e fusões e aquisições (M&A) da unico, a compra é a primeira de diversas que a companhia pretende realizar. “Estamos com uma estratégia robusta e atentos às oportunidades do mercado. Este é o primeiro passo de um plano de médio e longo prazo, sendo um setor de destaque e ampliação do alcance de nossos produtos”, afirma. O processo de incorporação total da companhia levará 6 meses, com 100% de integração da tecnologia e carteira de clientes. Com a aquisição de 100% das operações da Vianuvem, a unico vai incorporar tecnologia com a principal solução digital, onde o consumidor envia documentos digitalmente da sua casa via plataforma com objetivo de desburocratizar os processos de compra e venda de carros. A Vianuvem, por sua vez, vai aprimorar sua plataforma com a tecnologia de reconhecimento de documentos e biometria facial desenvolvida pela unico. “A estratégia está alinhada com o futuro desburocratizado, onde as pessoas poderão ter autonomia e poder de consumo em ambientes totalmente digitais, com segurança, transparência e privacidade.”, afirma Diego Martins, fundador e CEO da unico. Para Fredy Evangelista, cofundador e CEO da Vianuvem, a venda representa a oportunidade de acelerar a transformação do setor e a evolução do mercado de veículos. “Como unico, teremos uma estrutura mais robusta para evoluir o produto, com maior escalabilidade para o negócio. Vamos seguir melhorando a solução, que tem como objetivo desburocratizar a compra de veículos, promovendo a transformação digital na vida de milhares de brasileiros”, finaliza.
Fundada em 2017, Vianuvem participa de 60% das vendas de veículos novos no país
A unico, fundada em 2007 e conhecida até o ano passado como Acesso Digital, recebeu um aporte de R$ 580 milhões dos fundos General Atlantic e SoftBank em 2020 e iniciou uma série de aquisições para criar um cadastro único que permite compras online com mais segurança e menos burocracia. Operando em plataformas de e-commerce como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Vivo, a unico incorporou a tecnologia de vendas de automóveis online com a aquisição da startup Vianuvem, fundada pelo capixaba Heitor Orletti. Com essa aquisição, a unico vai ampliar o portfólio de produtos, auxiliando os brasileiros a comprarem veículos sem sair de casa. Essa é a primeira investida da unico após receber o aporte multimilionário. Fundada em 2017, a Vianuvem possui parceria com mais de 2.500 concessionárias está presente em 60% das transações de compras de carros novos do país. Desde seu lançamento no mercado vem dobrando de tamanho ano após ano. No Espírito Santo, a Vianuvem opera vendas de automóveis de empresas como Grupo Águia Branca, Grupo Pianna, Grupo Orletti, Grupo Prime e Grupo Lider (CVC). Na prática, quando o cliente compra o carro no site de uma concessionária que conta com a tecnologia da Vianuvem, ele recebe um link por SMS que permite enviar documentação necessária e fazer as assinaturas de forma online. O carro é entregue na casa do comprador. Durante a pandemia, a startup somou R$ 20 bilhões em transações mensais. Somente no ano passado, 800 novas concessionárias aderiram ao serviço, que diminui o tempo médio de venda de um automóvel de 14 para dois dias.