Um dos estudos mais extensos sobre cidades globais, o Global Cities Index 2024 da Oxford Economics, listou Vitória e Vila Velha (consideradas como uma cidade) entre as mil melhores cidades do mundo na edição de 2024. O ranking avalia cinco categorias: economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança. Vitória e Vila Velha se destacam na categoria meio ambiente, figurando no 117º lugar global e em capital humano, no 446º lugar.
As melhores cidades brasileiras no Global Cities Index (seleção):
294º São Paulo 309º Brasília 356º Rio de Janeiro 384º Campinas 395º Florianópolis 458º Curitiba 460º Belo Horizonte 515º Joinville 518º Vitória e Vila Velha 524º Goiânia 535º Campo Grande 543º Natal 545º Ribeirão Preto 560º Manaus 581º Recife 617º Belém 622º Salvador 794º Maceió
Vitória e Vila Velha à frente de Zurique, Tóquio e Pequim em alguns indicadores
Meio ambiente: Na avaliação sobre meio ambiente, Vitória e Vila Velha são consideradas mais sustentáveis que cidades globais como Zurique (Suíça), Tóquio (Japão), Copenhague (Dinamarca) e Vancouver (Canadá). A categoria meio ambiente é composta pelos indicadores de qualidade do ar, emissões, desastres naturais e anomalias de temperatura e pluviosidade. Capital humano: Já em capital humano, as cidades capixabas estão à frente de metrópoles como Pequim e Shenzhen (China), Milão (Itália), Frankfurt e Colônia (Alemanha) e Hong Kong. A categoria capital humano é composta pelos indicadores de crescimento populacional, ambiente universitário, número de sedes de empresas e perfil etário e cultural da população. “A densidade e a qualidade das universidades são vitais para o desenvolvimento do capital humano. Instituições de ensino superior atraem talentos, promovem inovação e melhoram o perfil populacional, especialmente o perfil profissional quando se fala em empreendedorismo e inovação”, analisa Valcemiro Nossa, presidente da Fucape. Desafios: Apesar do destaque em capital humano e meio ambiente, Vitória e Vila Velha deixam a desejar em outros indicadores do ranking. Em economia, ocupa o 773º lugar, em qualidade de vida, 619º, e em governança, 569º. Mundo: O ranking da Oxford Economics é liderado por megacidades como Nova York, que se destaca pelo critério econômico; Londres, que lidera em capital humano; e San Jose (EUA), cidade sede da Apple, que também sai à frente pela força da economia. Brasil: A primeira cidade brasileira a aparecer no ranking geral é São Paulo (294º), à frente de cidades japonesas, italianas, alemãs e francesas. A metrópole é seguida por Brasília (309º) e Rio de Janeiro (356º). Tigres Brasileiros: Quatro cidades do Global Cities Index fazem parte dos ‘tigres brasileiros’ (Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná): Florianópolis (395º) , Curitiba (458º), Joinville (515º)e Vitória e Vila Velha (518º).