Games

3 ideias para ter momentos de qualidade no uso de tablets com as crianças

Psicanalista explica como melhorar o uso do Tablet para crianças em idade escolar

Se por um lado a maior parte da criançada deseja e adora usar os Tablets para se divertir, do outro, os adultos se questionam se elas estão fazendo bom uso do aparelho.

Foto: Freepik

Pensando nisso, a Multi, um dos maiores players do segmento de eletrônicos e suprimentos de informática nacional, convidou a psicanalista clínica de adultos e crianças, Eveliane Belotti, que possui capacitação em traumas, é docente em psicanálise e escritora de contos terapêuticos, para dar dicas de como os pequenos podem aproveitar o melhor dos Tablets, sem comprometer a qualidade de vida.

Confira as sugestões.

1. Ligação para familiares e amigos

Que tal usar o Tablet para conversar com um amiguinho ou até mesmo um familiar? Segundo a psicanalista, a possibilidade de interação com outras pessoas pode auxiliar no desenvolvimento da fala e nas relações com o outro, além de estreitar laços e aumentar a afetividade.

2. Jogos com a família

Brincadeiras tradicionais como jogo da velha ou forca podem ser boas opções para dividir o aparelho com outras pessoas da casa e gerar um momento de interação entre todos. 

“Saber esperar e até o sentimento de frustração, caso o pequeno perca o jogo, são habilidades que contribuirão para a vida desse futuro adulto. Além disso, caso seja um jogo com os pais, a criança se sentirá parte do grupo, vista e importante”, aponta Eveliane.

3. Iteração com música

Outra ideia da profissional é apostar em aplicativos de jogos que envolvam músicas ou instrumentos. Assim, é possível promover a criatividade, a escuta mais apurada e até mesmo a atividade física, caso o pequeno seja incentivado a dançar, por exemplo, e isso também pode ser vivenciado com os pais, irmãos e amigos.

Eveliane ressalta que a tecnologia é importante, e pode ser usada como ferramenta no desenvolvimento das crianças. Mas reforça que o ideal é seguir as recomendações de tempo de uso dos tablets, conforme sugerido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “É importante lembrar que, nesta proposta, o tempo de uso não considera atividades escolares”, explica a profissional.

A instituição aponta que a exposição à tela deve ocorrer apenas a partir dos dois anos de idade. Para pequenos com até 5 anos, a SBP propõe apenas uma hora por dia. Já para crianças partir dos 6 anos, a recomendação é que não ultrapasse 3 horas.

Além disso, supervisionar o manuseio, evitar o uso durante as refeições e se afastar dos aparelhos por, pelo menos, duas horas antes de dormir também são indicados.

Tablets para presentear

Se a ideia é presentear, seu pequeno precisa de um Tablet que, além de ter a sua cara, seja por paixão por um desenho animado ou por uma cor, também ofereça uma boa experiência para o usuário e durabilidade. Para ver os tablets oferecidos pela Multi, é só clicar no link a seguir: https://www.multilaser.com.br/multilaser/informatica-e-tablets/tablets/tablets-kids

Sobre a Multi

Com uma trajetória de mais de 35 anos no mercado, a Multi é um dos maiores players do segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática nacional. A empresa possui um moderno complexo industrial na cidade de Extrema (MG), além de uma fábrica na Zona Franca de Manaus e um laboratório de engenharia na China. Atualmente conta com mais de 4 mil funcionários e fatura mais de R$ 6 bilhões ao ano. São mais de 7 mil produtos em um rico portfólio de computadores a smartphones, celulares a churrasqueiras elétricas; de skates e brinquedos a drones e produtos para saúde, beleza e gourmet. A gama de produtos hoje é distribuída entre as mais de 10 marcas que compõem seu guarda-chuva e são distribuídas em mais de 40 mil pontos de venda espalhados por todo o país. Mais informações, nos canais oficiais: site, LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.