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AMD revela nova tecnologia Fluid Motion Frames com a Radeon RX 7600 XT

AMD anuncia lançamento da tecnologia em 24 de janeiro, juntamente com nova placa de vídeo

Foto: AMD

A AMD revelou que lançará a tecnologia Fluid Motion Frames em 24 de janeiro, uma geradora de quadros para aprimorar o desempenho em jogos. No mesmo dia, a nova placa de vídeo Radeon RX 7600 XT, com 16 GB de memória, estará disponível para venda. O Fluid Motion Frames será parte do pacote de software HYPR-RX e também estará disponível como opção separada no driver gráfico.

Uma característica fundamental da tecnologia AMD Fluid Motion Frames (AFMF) é sua versatilidade. Não requer suporte dos desenvolvedores de jogos e, teoricamente, pode funcionar nativamente com qualquer jogo. No entanto, o AFMF exige uma placa de vídeo Radeon específica.

A AMD já incluiu o AFMF como parte das prévias de driver Radeon por algum tempo. Na última atualização, o AFMF agora é suportado nos gráficos integrados Radeon 700M (RDNA 3) dos processadores móveis Ryzen. Antes disso, a empresa adicionou suporte AFMF para as placas da série Radeon RX 6000. No entanto, os gráficos “integrados” Radeon 600M (RDNA 2) ainda não têm suporte para essa tecnologia. A empresa não planeja lançar novas versões de prévia do driver Radeon com AFMF.

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Foto: AMD

Junto com a tecnologia Radeon Super Resolution (RSR), os jogadores poderão ativar a funcionalidade de geração de quadros no driver Radeon. Ao contrário da AMD FidelityFX Super Resolution (FSR), essas tecnologias não exigem suporte dos desenvolvedores de jogos. Elas são implementadas no nível do driver e devem funcionar na maioria dos jogos DirectX 11 e DirectX 12.

A AMD reconhece que sua tecnologia AFMF tem uma vantagem sobre a tecnologia de Geração de Quadros da NVIDIA, que desempenha função semelhante. O Gerador de Quadros da NVIDIA precisa ser integrado aos jogos pelos desenvolvedores. Além disso, o DLSS3 com Geração de Quadros só funciona em placas de vídeo GeForce RTX da série 40.

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“Acredito que em breve veremos uma situação em que o DLSS estará disponível apenas em certos projetos de jogos. Portanto, a NVIDIA pode decidir usar nossa solução, já que a tecnologia é distribuída sob uma licença aberta e pode ser suportada por fornecedores terceirizados, ou talvez tenha que criar algo semelhante”, comentou Aaron Steinman, gerente sênior de produtos da Radeon, em conversa com a PCGamer.

Na verdade, a NVIDIA já possui a tecnologia NIS (NVIDIA Image Scaling), um simples redimensionador espacial que não depende de algoritmos de IA. A função também é implementada no nível do driver. No entanto, não é anunciada tão ativamente pela NVIDIA quanto o DLSS.

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