Games

Apresentando o League of Legends Championship of The Americas

Atualizações sobre a Liga das Américas, em 2025

Foto: Riot Games/Divulgação

Estamos animados por apresentar o League of Legends Championship of The Americas (LTA), o novo nome para o ecossistema de América do Norte, América Latina e Brasil sob uma mesma marca – ou, como gostamos de chamá-la, a Liga das Américas (League of The Americas). 

Essa região redefinida traz duas poderosas conferências: a LTA Norte, com equipes da América do Norte e da parte norte da América Latina, e a LTA Sul, com equipes do Brasil e da América do Sul. 

Ao combinar os talentos, rivalidades e hype dessas regiões, a LTA deseja levar a competição das Américas a um novo nível, oferecendo aos fãs uma experiência dinâmica e unificada junto às equipes que compõem essas duas conferências.

LEIA TAMBÉM

► Star Trek retorna ao World of Warships com conteúdo intergaláctico inédito
► Vampiro avistado? DLC Vampire Survivors: Ode to Castlevania já disponível
► Nintendo Music chega a dispositivos inteligentes com trilhas sonoras clássicas

Foto: Riot Games/Divulgação

De Cara Nova

Os novos logos da LTA, LTA Norte e LTA Sul foram criados para celebrar as heranças e o futuro dessas conferências competitivas.

Os logos da LTA Norte e da LTA Sul foram inspirados por suas identidades prévias como LCS e CBLOL, homenageando as ricas histórias e conquistas de cada região. Ao mesmo tempo, o logo da LTA simboliza a unidade das duas conferências, contendo agulhas de bússolas apontando para o Norte e para o Sul. 

Esse design combina elementos das duas ligas, captando tanto as rivalidades intensas quanto a força e colaboração que define as Américas como uma potência nos Esports do LoL.

Parceiros da LTA Norte e da LTA Sul

A LTA Norte e a LTA Sul têm, cada, um total de oito equipes, combinando times históricos e icônicos a estrelas em ascensão. A LTA Norte tem 6 equipes parceiras da LCS, uma equipe parceira da LLA e uma equipe convidada, contendo uma rica mistura entre campeões já estabelecidos e novos talentos. 

De forma semelhante, a LTA Sul é composta por 6 equipes parceiras do CBLOL, uma equipe parceira da LLA e uma equipe convidada, criando uma conferência dinâmica que destaca tanto organizações com um vasto legado no Brasil quanto a crescente presença de equipes da América Latina.

Foto: Riot Games/Divulgação

Equipes Parceiras da LTA Norte

Lyon Gaming – Six Karma e Movistar R7, duas potências da LLA, se juntam para trazer de volta uma marca icônica na história da América Latina, chegando à Conferência Norte em 2025 como a Equipe Parceira oficial do LATAM.

Cloud9 – A Cloud9 tornou-se a primeira equipe norte-americana desde a Season 1 a chegar às Semifinais do Worlds, realizando esse feito histórico em 2018 e solidificando seu lugar na história dos Esports da LCS.

Dignitas – A Dignitas foi uma das equipes originais da LCS em 2013, conhecida por desenvolver talentos de destaque como Scarra e Imaqtpie, e ajudando a moldar o cenário competitivo do League of Legends norte-americano.

FlyQuest – Fundada em 2017, a FlyQuest ficou conhecida por suas iniciativas “Go Green” de sustentabilidade e ascensão competitiva, chegando a duas finais consecutivas da LCS em 2020 antes de finalmente conquistar seu primeiro título da liga em 2024. A FLY também conseguiu chegar às Quartas de Final do Worlds 2024.

Shopify Rebellion – A Shopify Rebellion entrou para a LCS em 2024, estreando ao adquirir o antigo elenco da TSM, e rapidamente se estabeleceu como uma potência competitiva. Ela continuará sua jornada em 2025, visando dar sequência ao trabalho e embalar na América do Norte.

Team Liquid Honda – A Team Liquid Honda deixou sua marca ao tornar-se a primeira equipe a vencer quatro vezes seguidas a LCS, dominando em 2018 e 2019 e solidificando seu legado como uma das equipes mais bem-sucedidas da América do Norte.

Equipe Convidada Provisória

100 Thieves – Fundada em 2017, a 100 Thieves rapidamente deixou sua marca ao chegar à Final da LCS em seu ano de estreia, e depois, ao conquistar seu primeiro título da LCS em 2021 – assim, se solidificou como uma das competidoras mais fortes. Em 2025, a 100 Thieves ficará na liga em uma vaga de convidada provisória.

A 100 Thieves decidiu vender sua vaga na franquia de volta à Riot Games com base em decisões de negócios, e a Riot decidiu comprar de volta a vaga e trabalhar em um plano de transição conforme lançamos a LTA. 

Para a Temporada 2025, a 100 Thieves competirá com acesso completo à LTA e às competições internacionais, mas não poderá jogar o Torneio de Promoção no final de 2025. Vamos rever nossos planos para a Equipe Convidada Provisória ao longo de 2025.

Equipe Convidada

Disguised – Conhecida por sua ascensão viral na North American Challengers League (NACL) em 2023, a Disgused subirá aos grandes palcos em 2025 após receber a Vaga de Equipe Convidada da Conferência Norte. 

Isso marca sua primeira aparição em uma liga Tier 1, dando sequência à sua jornada com começo na base até o sucesso em torneios internacionais. Ao final da Temporada 2025, a Disguised defenderá sua vaga na LTA Norte para a Temporada 2026 contra os representantes da NACL e LRN no Torneio de Promoção.

Foto: Riot Games/Divulgação

Equipes Parceiras da LTA Sul

Fluxo – Fundado pelas lendas brasileiras dos Esports Nobru e Cerol, o Fluxo mira na excelência competitiva sem abandonar suas raízes. Seus fãs apaixonados vêm originalmente de outros Esports para somar e agregar ao cenário de League.

FURIA – Renomada por suas estratégias de desenvolvimento de jogadores e rápida expansão em diversos Esports, a FURIA impactou profundamente o CBLOL ao apresentar diversos jogadores em ascensão que têm o potencial de ditar o futuro da região.

Leviatán – Uma força em ascensão na América Latina conhecida por seu espírito competitivo, a Leviatán juntou-se à LLA em 2024 e continuará impactando a cena em 2025, juntando-se à Conferência Sul como a Equipe Parceira do LATAM.

LOUD – A LOUD chegou ao CBLOL em 2021, rapidamente alcançando a fama graças à sua fanbase gigantesca. Conquistaram seu primeiro título de CBLOL em 2022, e na sequência vieram mais três troféus. Além de ser uma das maiores campeãs da história da liga, a LOUD possui o recorde de mais títulos consecutivos.

paiN Gaming – Uma das organizações mais tradicionais da história do CBLOL, a paiN Gaming é tetracampeã do CBLOL, sendo a segunda equipe brasileira a se classificar para o Worlds, em 2015. Além disso, em 2024, a paiN Gaming chegou à Fase Suíça do Worlds, pela primeira vez na história do League of Legends brasileiro.

RED Canids – Sendo conhecida por desenvolver e apostar na base, a RED Canids possui um rico legado no CBLOL, transformando jovens talentos em campeões do CBLOL. 

Além disso, a RED Canids possui um bom histórico competitivo, sendo tricampeã do CBLOL. Tudo isso culminou com uma Matilha de fãs leais que se fazem ser ouvidos.

Vivo Keyd Stars – Uma das organizações de mais história nos Esports brasileiros, a Vivo Keyd Stars é um símbolo do CBLOL, com um título e diversas aparições em finais. 

Além disso, em 2014, foi a Vivo Keyd Stars quem deu início à contratação de jogadores coreanos, elevando o nível da competição e revolucionando o jeito de se pensar League of Legends no país.

Equipe Convidada

Isurus – Uma das equipes de maior história na LLA, com diversos títulos e aparições no Worlds, a Isurus chegará à Conferência Sul em 2025 como uma Equipe Parceira, continuando a representar os Esports da América Latina em grandes palcos. Ao final de 2025, a Isurus defenderá sua vaga na LTA Sul para a Temporada 2026 contra representantes do CBLOL Academy e da LRS no Torneio de Promoção.

Foto: Riot Games/Divulgação

Formato de 2025

O formato da LTA em 2025 apresenta uma estrutura nova e inovadora que traz emoção e flexibilidade à competição. A LTA é dividida em duas conferências: a LTA Norte, sediada em Los Angeles, e a LTA Sul, sediada em São Paulo. 

Cada conferência competirá ao longo de três Etapas únicas no ano, com público assistindo às partidas presencialmente. Os novos formatos foram projetados para fomentar rivalidades regionais, ao mesmo tempo em que encorajam competições entre as regiões, asseguram a integridade competitiva e trazem emoção aos fãs nas Américas.

Etapa 1: Apresentando a Liga das Américas

A primeira Etapa da LTA foi projetada para fomentar novas rivalidades e mostrar novos formatos. Esta etapa começa com cada conferência competindo em um torneio de eliminação dupla e melhor de 3 no formato Fearless Draft, no qual as equipes se enfrentam dentro da própria conferência. 

Ao final desta fase, os 4 melhores times da LTA Norte viajarão ao Brasil para competir contra os 4 melhores da LTA Sul. Essa fase será um torneio de eliminação simples com as 8 melhores equipes, continuando no formato melhor de 3. 

A Final será jogada em uma melhor de 5, e o vencedor ganhará uma vaga em um novo evento internacional. O objetivo dessa Etapa é criar hype ao redor de novos confrontos e rivalidades.

Etapa 2: Aprimorando as Habilidades e Desenvolvendo Estratégias

A Etapa 2 será focada em oferecer oportunidades para as equipes se enfrentarem dentro das próprias conferências para que possam aprender, se adaptar e evoluir seus estilos de jogo. 

As equipes jogarão no formato ida e volta, todos contra todos em melhor de um, permitindo que aprendam e se desenvolvam enquanto se preparam para os playoffs. 

Depois da Fase Regular, as 6 melhores equipes de cada conferência vão entrar em um chaveamento de eliminação dupla para os Playoffs, com os vencedores sendo coroados campeões das conferências e recebendo uma vaga no MSI como representantes da LTA. 

Essa Etapa foca no crescimento, na resiliência e habilidade de adaptação das equipes conforme elas se preparam para os próximos desafios.

Etapa 3: O Sistema Pick & Play

A terceira e última Etapa apresenta um formato completamente inédito, chamado sistema “Pick & Play”. Neste formato inovador, pegamos o formato de Md3 e o aprimoramos para deixá-lo ainda mais competitivo. 

Após cada semana de campeonato, as equipes selecionarão, ao vivo e no palco, seus oponentes para a próxima semana. Os confrontos iniciais serão determinados com base nas classificações da Etapa 2, e após cada semana, as equipes com os piores históricos de partidas e séries terão a chance de desafiar equipes com históricos melhores. 

As equipes não poderão desafiar uma equipe contra a qual já jogaram, e a classificação da Etapa 2 servirá como critério de desempate. Esse sistema favorecerá tomadas de decisão ousadas e a criação de novas rivalidades conforme as equipes põem as cartas na mesa para se provar.

Após três semanas de Pick & Play, a fase eliminatória começa, com as quatro equipes da metade inferior da tabela lutando para permanecer vivas, enquanto as quatro da metade superior estão seguras. 

Conforme o torneio avança, o sistema de escolha é invertido, permitindo que as equipes da parte de cima escolham seus adversários. Ao final da semana 6, restarão apenas três equipes de cada conferência. 

Os seeds 1 do Norte e do Sul se classificam para o Worlds e as melhores equipes do Sul viajarão ao Norte para os Playoffs das Américas. Estará em disputa a terceira vaga ao Mundial, além do primeiro e icônico troféu da LTA.

Ajustes nas Regras de Residência para Permitir Flexibilidade

Um componente chave do novo formato é a flexibilidade oferecida às equipes, particularmente na composição de seus elencos. As equipes terão uma conferência como sua região para as regras de residência, mas poderão contar com um jogador de qualquer lugar das Américas sem que ele ocupe a vaga de um jogador import, ou seja, contando como um jogador local. 

Esta mudança dá às organizações mais flexibilidade na hora de compor seus elencos, ao mesmo tempo em que faz com que elas mantenham uma forte identidade regional. 

A maioria dos jogadores precisará vir de sua própria região para manter essa identidade, garantindo que o espírito de cada conferência seja mantido, ao mesmo tempo em que permite oportunidades inter-regionais.

A Jornada para o Worlds e o Troféu da LTA

O novo formato culminará no Campeonato Regional das Américas, no qual os melhores seeds de ambas as conferências terão uma vaga garantida automática para o Worlds. 

As quatro equipes restantes disputarão a última vaga do Worlds, e a honra de ser a primeira a erguer o Troféu da LTA. A cada ano, o local dos eventos principais será alternado entre as conferências, com os Playoffs da Etapa 1 de 2025 acontecendo no Brasil, e o Campeonato Regional das Américas, na Etapa 3, acontecendo na América do Norte. 

Essa dinâmica garante que, no futuro, fãs de toda a região poderão prestigiar a competição tanto ao vivo quanto em oportunidades de viewing parties, não importa onde as Finais aconteçam.

De forma geral, o formato de 2025 é projetado para fomentar uma competição regional mais desenvolvida, encorajar rivalidades inter-regionais, e oferecer aos fãs novos embates emocionantes ao longo do ano. 

Com etapas únicas, formatos inovadores e muita coisa em jogo, a LTA promete trazer um novo nível de emoção aos Esports de League of Legends nas Américas. Estamos ansiosos para te ver na estreia da LTA, no dia 25 de janeiro de 2025!